ORGANISMS
HONG KONG
FMI. HONG KONG. REUTERS. 9 DE JUNHO DE 2020. FMI exalta status de Hong Kong como centro financeiro global
Por Leika Kihara
TÓQUIO (Reuters) - O status de Hong Kong como um centro financeiro global é importante não apenas para a China, mas para o resto do mundo, disse uma autoridade sênior do FMI nesta terça-feira, enquanto o território chinês enfrenta renovados distúrbios pró-democracia.
“Hong Kong é sustentado por um setor financeiro muito forte... e um sistema monetário ancorado em regras, bem governado e bem entendido pelo mundo”, disse Geoffrey Okamoto, vice-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), em uma mesa redonda por teleconferência.
“Hong Kong é importante não apenas para a China, mas para o restante do mundo. Queremos manter (o status de) Hong Kong como um centro financeiro”, disse ele, acrescentando que o FMI espera publicar atualização de suas perspectivas econômicas mundiais em 24 de junho.
O parlamento da China aprovou recentemente decisão de avançar com legislação de segurança nacional de Hong Kong, que ativistas pró-democracia, diplomatas e alguns no mundo empresarial temem comprometer o status semiautônomo do território e seu papel como centro financeiro global.
Okamoto falou enquanto centenas de manifestantes se reuniam no centro da cidade de Hong Kong para marcar um ano de protestos pró-democracia, em meio a temores de uma nova instabilidade com a lei de segurança nacional.
A pandemia de coronavírus levou as economias ao redor do mundo à beira de uma profunda recessão, forçando o FMI a cortar suas previsões econômicas mundiais.
Okamoto disse que, embora a resposta imediata deva ser a implantação de todas as ferramentas necessárias para proteger vidas e empregos, o apoio quanto à política econômica precisa mudar quando os países encerrarem as medidas de restrição impostas para conter a pandemia.
“A reabertura das economias... e o retorno a uma fase de crescimento exigirão políticas econômicas diferentes. A remoção de algum apoio político (pode ser necessária), pois mantê-lo assim pode gerar efeitos mais distorcidos”, afirmou ele, sem fornecer mais detalhes.
As economias asiáticas adotaram medidas fiscais e monetárias extraordinárias para amortecer o impacto econômico da pandemia.
Alguns países que precisam de enormes quantias de financiamento externo sofreram grandes saídas de capital em março, embora a volatilidade do mercado tenha diminuído desde então.
AVIATION
IATA. 9 June 2020. Industry Losses to Top $84 Billion in 2020
Geneva--The International Air Transport Association (IATA) released its financial outlook for the global air transport industry showing that airlines are expected to lose $84.3 billion in 2020 for a net profit margin of -20.1%. Revenues will fall 50% to $419 billion from $838 billion in 2019. In 2021, losses are expected to be cut to $15.8 billion as revenues rise to $598 billion.
“Financially, 2020 will go down as the worst year in the history of aviation. On average, every day of this year will add $230 million to industry losses. In total that’s a loss of $84.3 billion. It means that—based on an estimate of 2.2 billion passengers this year—airlines will lose $37.54 per passenger. That’s why government financial relief was and remains crucial as airlines burn through cash,” said Alexandre de Juniac, IATA’s Director General and CEO.
“Provided there is not a second and more damaging wave of COVID-19, the worst of the collapse in traffic is likely behind us. A key to the recovery is universal implementation of the re-start measures agreed through the International Civil Aviation Organization (ICAO) to keep passengers and crew safe. And, with the help of effective contact tracing, these measures should give governments the confidence to open borders without quarantine measures. That’s an important part of the economic recovery because about 10% of the world’s GDP is from tourism and much of that depends on air travel. Getting people safely flying again will be a powerful economic boost,” said de Juniac.
2020 Main Forecast Drivers:
Passenger demand evaporated as international borders closed and countries locked down to prevent the spread of the virus. This is the biggest driver of industry losses. At the low point in April, global air travel was roughly 95% below 2019 levels. There are indications that traffic is slowly improving. Nonetheless, traffic levels (in Revenue Passenger Kilometer) for 2020 are expected to fall by 54.7% compared to 2019. Passenger numbers will roughly halve to 2.25 billion, approximately equal to 2006 levels. Capacity, however, cannot be adjusted quickly enough with a 40.4% decline expected for the year.
Passenger revenues are expected to fall to $241 billion (down from $612 billion in 2019). This is greater than the fall in demand, reflecting an expected 18% fall in passenger yields as airlines try to encourage people to fly again through price stimulation. Load factors are expected to average 62.7% for 2020, some 20 percentage points below the record high of 82.5% achieved in 2019.
Costs are not falling as fast as demand. Total expenses of $517 billion are 34.9% below 2019 levels but revenues will see a 50% drop. Non-fuel unit costs will rise sharply by 14.1%, as fixed costs are spread over fewer passengers. Lower utilization of aircraft and seats as a result of restrictions will also add to rising costs.
Fuel prices offer some relief. In 2019 jet fuel averaged $77/barrel whereas the forecast average for 2020 is $36.8. Fuel is expected to account for 15% of overall costs (compared to 23.7% in 2019).
Cargo is the one bright spot. Compared to 2019, overall freight tonnes carried are expected to drop by 10.3 million tonnes to 51 million tonnes. However, a severe shortage in cargo capacity due to the unavailability of belly cargo on (grounded) passenger aircraft is expected to push rates up by some 30% for the year. Cargo revenues will reach a near-record $110.8 billion in 2020 (up from $102.4 billion in 2019). As a portion of industry revenues, cargo will contribute approximately 26%--up from 12% in 2019.
2020 Regional Performance
All regions will post losses in 2020. The crisis has taken on a similar dimension in all parts of the world with capacity cuts lagging about 10-15 percentage points or more behind the over-50% fall in demand.
| REGION |
PASSENGER DEMAND (RPKS)
|
PASSENGER CAPACITY (ASKS)
|
NET PROFIT
|
REMARKS
|
|---|---|---|---|---|
Global
|
-54.7%
|
-40.4%
|
-$84.3b
| |
North America
|
-52.6%
|
-35.2%
|
-$23.1b
|
North America’s large domestic markets and financial support to US carriers under the CARES Act are expected to play a key role in the recovery.
|
Europe
|
-56.4%
|
-42.9%
|
-$21.5b
|
The progressive opening of intra-European travel has the potential to boost the recovery, provided onerous quarantine measures are avoided. Strings attached to government relief packages, particularly for environmental purposes, will need to be carefully managed to avoid unintended consequences such as damaged competitiveness.
|
Asia Pacific
|
-53.8%
|
-39.2%
|
-$29.0b
|
Asia-Pacific was the first region to feel the brunt of the COVID-19 crisis. It is expected to post the largest absolute losses in 2020.
|
Middle East
|
-56.1%
|
-46.1%
|
-$4.8b
|
Lower oil prices will add extra pressure to a difficult economic situation within the region. The recovery for the region’s super connectors could be delayed with the expected phasing of the re-start with domestic and regional followed by long-haul international routes.
|
Latin America
|
-57.4%
|
-43.3%
|
-$4.0b
|
Latin America entered the crisis with a delay. The region’s governments have implemented some of the most draconian measures in terms of border closures which could both delay and slow down the recovery.
|
Africa
|
-58.5%
|
-50.4%
|
-$2.0b
|
The course of the virus in this region is yet to be fully seen. Nonetheless, border closures have all but stopped flights. International donors will be needed to supplement the limited means for the region’s governments to provide relief packages.
|
With open borders and rising demand in 2021, the industry is expected to cut its losses to $15.8 billion for a net profit margin of -2.6%. Airlines will be in recovery mode but still well below pre-crisis levels (2019) on many performance measures:
- Total passenger numbers are expected to rebound to 3.38 billion (roughly 2014 levels when there were 3.33 billion travelers), which is well below the 4.54 billion travelers in 2019.
- Overall revenues are expected to be $598 billion which would be a 42% improvement in 2020, but still 29% below 2019’s $838 billion.
- Unit costs are expected to fall as fixed costs are spread across more passengers than in 2020. But the continued virus control measures will limit the gains by reducing aircraft utilization rates.
- Cargo’s enlarged footprint in the air transport industry will remain. Cargo revenues will reach a record $138 billion (a 25% increase on 2020). That is about 23% of total industry revenues, roughly double its historical share. Air cargo demand is expected to be strong as businesses restock at the start of the economic upturn, while a slow return of the passenger fleet will limit the growth of cargo capacity, and keep cargo yields steady at 2020 levels.
- Jet fuel prices are expected to rise to an average of $51.8 per barrel for the year, as global economic activity and oil demand rises. While that will add some cost pressure on airlines, the price per barrel is similar to 2016 ($52.1) and will still be the lowest since 2004 ($49.7).
“Airlines will still be financially fragile in 2021. Passenger revenues will be more than one-third smaller than in 2019. And airlines are expected to lose about $5 for every passenger carried. The cut in losses will come from re-opened borders leading to increased volumes of travelers. Strong cargo operations and comparatively low fuel prices will also give the industry a boost. Competition among airlines will no doubt be even more intense. That will translate into strong incentives for travelers to take to the skies again. The challenge for 2022 will be turning reduced losses of 2021 into the profits that airlines will need to pay off their debts from this terrible crisis,” said de Juniac.
A Challenging Recovery
Although losses will be significantly reduced in 2021 from 2020 levels, the industry’s recovery is expected to be long and challenging. Some factors include:
- Debt Levels: Airlines entered 2020 in relatively good financial shape. After a decade of profits, debt levels were relatively low ($430 billion, roughly half annual revenues). Vital financial relief measures by governments have kept airlines from going bankrupt but have ballooned debt by $120 billion to $550 billion which is about 92% of expected revenues in 2021. Further relief measures should be focused on helping airlines to generate more working capital and stimulating demand rather than further expanding debt.
- Operational efficiencies: The global measures agreed for the industry re-start, for the period that they are implemented, will significantly change operational parameters. For example, physical distancing during embarkation/disembarking, more deep cleaning, and increased cabin check will all add time to operations which will decrease overall aircraft utilization.
- Recession: The depth and duration of the recession to come will significantly impact business and consumer confidence. Pent-up demand is likely to drive an initial uptick in travel numbers but sustaining that is likely to require price stimulus and that will put pressure on profits.
- Confidence: Travel patterns are likely to shift. The gradual opening up of air travel is likely to be progressive, starting with domestic markets, followed by regional and, lastly, international. Research suggests that some 60% of travelers will be eager to recommence travel within a few months of the pandemic coming under control. The same research also indicates that an even greater percentage of potential travelers until their personal financial situation stabilizes (69%) or if quarantine measures are in place (over 80%).
“People will want to fly again, provided they have confidence in their personal financial situation and the measures taken to keep travelers safe. There is no tried and true playbook for a recovery from COVID-19 but the ICAO Takeoff re-start plan outlines globally harmonized. It is important that the industry and governments follow it so that travelers will have the maximum reassurance about their safety. That will be a good start. And depending on how the pandemic evolves, knowledge of the virus deepens, or science improves, industry and governments will be better prepared for a globally coordinated response. That includes the potential removal of measures when it is safe. That will give airlines some breathing room to rebuild demand and repair damaged balance sheets,” said de Juniac.
FULL DOCUMENT: https://www.iata.org/en/pressroom/pr/2020-06-09-01/
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ECONOMIA BRASILEIRA / BRAZIL ECONOMICS
PIB
IPEA. 09/06/2020. Ipea revisa previsões e aponta queda de 6% no PIB para 2020 e alta de 3,6% para 2021. Recuo do segundo trimestre deve ser de 10,5%
Diante do avanço da pandemia de Covid-19 e seus impactos na economia brasileira, especialmente no segundo trimestre deste ano, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou as previsões macroeconômicas e divulgou, nesta terça-feira (09), queda esperada de 6% no Produto Interno Bruto (PIB) para 2020 e alta de 3,6% para 2021. Em março deste ano, as estimativas eram de queda de 1,8% em 2020 e crescimento de 3,1% em 2021.
O estudo pressupõe o início de uma gradual flexibilização das restrições à mobilidade e ao funcionamento das atividades econômicas a partir de junho. Nesse cenário, a projeção é de queda de 10,5% no segundo trimestre, com retração de 13,8% na indústria, 10,1% nos serviços e 11,2% no consumo das famílias. Para o terceiro e o quarto trimestres, projeta-se recuperação da atividade econômica.
O mês de abril foi considerado o fundo do poço, com sinais de recuperação da economia a partir de maio. Os indicadores econômicos confirmam essa avaliação. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou 5,9% em maio, assim como o nível de utilização de capacidade instalada (NUCI) do setor, que passou de 57,3% em abril para 60,3% em maio. Dados de consumo de energia industrial permitem identificar alta em diversos segmentos, como veículos automotores (aumento de 60,9%), papel e celulose (26,9%), metalurgia (17,9%) e produtos de metal (13,3%). No varejo, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) apresentou alta de 10,1% em maio, após retração de 30,5% em abril. O setor automotivo teve um incremento de 7,7% nas vendas em maio.
As medidas de isolamento social, implantadas a partir de março para a contenção da epidemia de Covid-19, interromperam uma série de atividades produtivas no país. A flexibilização dessas medidas, em combinação com as políticas de preservação de emprego, renda e produção adotadas, devem permitir a gradual recuperação da economia ao longo dos próximos meses. Com isso, os serviços devem recuar 5,8% em 2020, mas crescer 3,7% em 2021. No caso da indústria, a expectativa é de queda de 7,3% este ano e alta de 4% no ano que vem. A agropecuária segue como destaque positivo. A equipe da Conjuntura revisou para 2% o crescimento do PIB do setor agropecuário este ano por conta da alta de 3% no PIB da lavoura. A alta do setor deve contribuir também para atenuar a queda da indústria por meio de seu impacto sobre a produção de alimentos, segmento com maior peso na indústria de transformação brasileira.
Pelo lado da demanda, os investimentos devem ser o componente mais afetado, com queda de 9,7% em 2020, mas também com crescimento mais elevado no ano que vem (6,8%). As importações, influenciadas pela desvalorização cambial e pela redução do nível de atividade, devem recuar 6,5% este ano e as exportações 6,4%.
De acordo com o diretor-adjunto de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Marco Antônio Cavalcanti, do ponto de vista da renda das famílias, o valor das transferências do programa de auxílio emergencial a pessoas em situação de vulnerabilidade, que somava R$ 76,9 bilhões até o final de maio, deve ter produzido um efeito importante sobre a demanda, especialmente de produtos de primeira necessidade. Para efeito de comparação, a massa de rendimentos do trabalho principal recebida mensalmente pelas pessoas ocupadas no setor informal – empregados no setor privado sem carteira, empregadores sem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e trabalhadores por conta própria sem CNPJ –, no trimestre terminado em fevereiro, antes do agravamento da crise, foi de R$ 49,7 bilhões. Ainda assim, o consumo das famílias tende a ser afetado pelo impacto negativo da crise sobre o mercado de trabalho e pelo aumento da incerteza, caindo 6,9% em 2020. Para 2021, espera-se aumento de 3,8%.
Atividade econômica: revisão das previsões de crescimento 2020/2021
José Ronaldo de C. Souza Júnior, Marco A. F. H. Cavalcanti, Paulo Mansur Levy, Leonardo Mello de Carvalho, Marcelo Lima de Moraes e Pedro Mendes Garcia
A pandemia da Covid-19 afetou profundamente a trajetória esperada para a economia brasileira ao longo de 2020 e de 2021. Persiste um elevado grau de incerteza quanto ao ritmo de disseminação do SARS-Cov-2 no país e à magnitude e extensão das medidas de isolamento social requeridas para atenuar seus impactos adversos na população, mas não há dúvida de que o produto interno bruto (PIB) brasileiro sofrerá uma forte queda este ano. Neste texto, a Dimac/Ipea apresenta uma revisão das previsões de crescimento econômico para 2020 e 2021. Primeiro, estima-se o tamanho da queda esperada do PIB no segundo trimestre por meio de um amplo conjunto de dados setoriais e de indicadores coincidentes. Tendo por base essas estimativas, e sob a hipótese de início de um processo de flexibilização gradual das restrições à mobilidade e ao funcionamento das atividades econômicas a partir de junho, projeta-se uma queda do PIB de 10,5% no segundo trimestre, seguida por crescimento no terceiro e quarto trimestres. A recuperação da atividade, iniciada para alguns setores já em maio e que tende a disseminar-se para a maioria dos demais setores nos próximos meses, deve-se, em parte, à adoção de um conjunto de medidas de preservação de renda, empregos e produção implementado para atenuar os impactos da crise. Para o ano, a queda projetada é de 6%, mas a trajetória de recuperação no segundo semestre deixará um carryover de quase 2% para 2021, cujo crescimento projetado é de 3,6%. É importante destacar que essas projeções estão sujeitas a grande incerteza, tanto no que se refere à estimativa do impacto da pandemia sobre a atividade econômica corrente, como no que tange às hipóteses subjacentes ao ritmo esperado de recuperação no restante do ano. O cenário econômico continuará sendo avaliado, e as previsões poderão ser revistas à luz de novas informações.
DOCUMENTO: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/conjuntura/200609_cc_47_secao_atividade_revisao_das_previsoes_de_crescimento.pdf
MERCADO DE CÂMBIO
BACEN. REUTERS. 9 DE JUNHO DE 2020. Câmbio vai oscilar mesmo, BC se preocupa é com eventual disfuncionalidade, diz Kanczuk
Por Marcela Ayres
BRASÍLIA (Reuters) - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, avaliou nesta terça-feira que o câmbio irá oscilar e frisou que a preocupação da autoridade monetária é com eventual disfuncionalidade, e não com os preços.
“Todo mundo observou essa apreciação nas últimas duas, três semanas bastante grande”, afirmou ele em live promovida pelo Credit Suisse.
“Eu não tenho uma opinião sincera sobre nível, a gente não vai fazer política, não vai se preocupar com nível de câmbio, a gente só vai atuar na disfuncionalidade. Então o câmbio vai oscilar mesmo, e a gente tem que tomar isso aí como um dado e pensar os efeitos práticos disso daí para a inflação”, afirmou.
Kanczuk ponderou que ao mesmo tempo que o dólar caiu frente ao real houve movimento “importante” de commodities. Nesse sentido, ele reforçou que o BC olha para o balanço entre câmbio e preços de commodities e como isso afeta as suas projeções de inflação.
BACEN. REUTERS. 9 DE JUNHO DE 2020. Mercado melhorou, mas política monetária do BC não é guiada por movimentos de curto prazo, diz Kanczuk
Por Marcela Ayres
BRASÍLIA (Reuters) - É inequívoco que nas últimas duas a três semanas os mercados melhoraram muito, mas a política monetária do Banco Central não se guia por movimentos de curto prazo dos preços de mercado, afirmou o diretor de Política Econômica do BC, Fabio Kanczuk.
“Por onde quer que se olhe, se olhar câmbio, curva (de juros), commodities, aqui dentro, lá fora, os mercados (estão) precificando muito, muito mais calma”, afirmou ele, em live promovida pelo Credit Suisse nesta terça-feira.
Kanczuk, contudo, frisou que ainda é cedo para dizer que há dados sólidos sustentando esse otimismo, embora tenha admitido que os números do mercado de trabalho dos Estados Unidos surpreenderam positivamente e passaram a apontar indicações melhores sobre a retomada da economia.
“Política monetária não vai ser influenciada por movimentos de curto prazo em preços de mercado. Vai ser influenciada, mas você não vai mexer seu transatlântico porque vê pedra na frente, você vai meio devagar”, afirmou ele.
Kanczuk avaliou que o mercado financeiro tende a ser muito volátil tanto para um lado quanto para outro e que, por isso, o ponto central para a política monetária é “não dar tanta bola” para os preços de antes e tampouco para os preços de agora.
“É suavizar essas coisas e tentar misturar esses dados de mercado com dados sólidos econômicos, de crescimento, de dívida”, afirmou.
Kanczuk também avaliou que o câmbio irá oscilar e destacou que a preocupação da autoridade monetária é com eventual disfuncionalidade, e não com os preços.
“Eu não tenho uma opinião sincera sobre nível, a gente não vai fazer política, não vai se preocupar com nível de câmbio, a gente só vai atuar na disfuncionalidade. Então o câmbio vai oscilar mesmo, e a gente tem que tomar isso aí como um dado e pensar os efeitos práticos disso daí para a inflação”, afirmou.
Kanczuk ponderou que ao mesmo tempo que o dólar caiu frente ao real houve movimento “importante” de commodities. Nesse sentido, ele reforçou que o BC olha para o balanço entre câmbio e preços de commodities e como isso afeta as suas projeções de inflação.
Nos últimos 14 pregões, o dólar caiu em 11. A moeda recua 9,09% em junho até a segunda-feira e 17,73% desde que bateu a máxima recorde para um fechamento (de 5,9012 reais em 13 de maio).
O otimismo global dos últimos dias pegou um mercado de câmbio no Brasil com posição técnica amplamente comprada em dólar. A virada na moeda forçou desmonte de posições, o que retroalimentou a correção.
Em 2020, porém, o dólar ainda sobe 20,98%, o que faz do real a divisa de pior desempenho entre as principais. Nesta terça-feira, a moeda subia perto de 1%, a 4,89 reais.
SELIC
Para sua decisão sobre os juros, a ser tomada no próximo dia 17, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, voltou a indicar que, qualitativamente, a autoridade monetária continua pensando nos mesmos choques relacionados à crise do coronavírus.
Ele reforçou que, por conta da pandemia, tanto o impacto no fiscal quanto o impacto na economia serão grandes.
“Para o futuro temos grau de incerteza brutal, mas um pouco de questionamento agora de quanto vai durar a pandemia e em que sentido é só um problema de liquidez ou pode ser mais grave que isso”, afirmou ele.
Com reportagem adicional de José de Castro
INDÚSTRIA
IBGE. 09/06/2020. Em abril, produção industrial recua em 13 dos 15 locais pesquisados
Em abril de 2020, na série com ajuste sazonal, 13 dos 15 locais pesquisados mostraram taxas negativas. As quedas mais acentuadas foram no Amazonas (-46,5%), Ceará (-33,9%), Região Nordeste (-29,0%), Paraná (-28,7%), Bahia (-24,7%), São Paulo (-23,2%) e Rio Grande do Sul (-21,0%). Todos esses locais atingiram seu resultado negativo mais intenso desde o início da série histórica, em 2002, assim como o Rio de Janeiro (-13,9%).
Espírito Santo (-16,7%), Minas Gerais (-15,9%), Santa Catarina (-14,1%), Pernambuco (-11,7%) e Mato Grosso (-4,3%) completaram o conjunto de locais com índices negativos em abril de 2020. O resultado reflete o isolamento social por conta da pandemia da COVID-19, que afetou a produção industrial por todo o país.
Por outro lado, Pará (4,9%) e Goiás (2,3%) registraram as duas únicas taxas positivas nesse mês, com ambos voltando a crescer após recuarem no mês anterior.
| Indicadores Conjunturais da Indústria - Resultados Regionais - abril de 2020 | ||||
|---|---|---|---|---|
| Locais | Variação (%) | |||
| Abril 2020/ Março 2020* | Abril 2020/ Abril 2019 | Acumulado Janeiro-Abril | Acumulado nos Últimos 12 Meses | |
| Amazonas | -46,5 | -53,9 | -14,2 | 0,3 |
| Pará | 4,9 | 37,6 | 5,8 | 2,5 |
| Região Nordeste | -29,0 | -33,1 | -5,1 | -3,5 |
| Ceará | -33,9 | -53,0 | -14,1 | -3,1 |
| Pernambuco | -11,7 | -29,1 | -3,0 | -2,7 |
| Bahia | -24,7 | -26,5 | -1,8 | -2,5 |
| Minas Gerais | -15,9 | -20,4 | -11,4 | -7,9 |
| Espírito Santo | -16,7 | -23,9 | -15,9 | -17,6 |
| Rio de Janeiro | -13,9 | -5,4 | 6,1 | 5,2 |
| São Paulo | -23,2 | -31,7 | -10,3 | -2,2 |
| Paraná | -28,7 | -30,6 | -6,2 | 1,7 |
| Santa Catarina | -14,1 | -30,8 | -11,8 | -2,6 |
| Rio Grande do Sul | -21,0 | -35,8 | -13,2 | -3,6 |
| Mato Grosso | -4,3 | -11,6 | -4,4 | -3,5 |
| Goiás | 2,3 | 0,4 | -0,7 | 2,6 |
| Brasil | -18,8 | -27,2 | -8,2 | -2,9 |
| Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Indústria * Série com Ajuste Sazonal | ||||
No recuo de 18,8% da atividade industrial, de março para abril de 2020, na série com ajuste sazonal, houve taxas negativas em 13 dos 15 locais pesquisados, devido aos efeitos do isolamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19.
Assim como no índice nacional de abril, oito dos quinze locais pesquisados atingiram seu resultado negativo mais intenso desde o início da série histórica: Amazonas (-46,5%), Ceará (-33,9%), Região Nordeste (-29,0%), Paraná (-28,7%), Bahia (-24,7%), São Paulo (-23,2%), Rio Grande do Sul (-21,0%) e Rio de Janeiro (-13,9%). Espírito Santo (-16,7%), Minas Gerais (-15,9%), Santa Catarina (-14,1%), Pernambuco (-11,7%) e Mato Grosso (-4,3%) completaram o conjunto de locais com índices negativos em abril de 2020.
Por outro lado, Pará (4,9%) e Goiás (2,3%) registraram as duas únicas taxas positivas nesse mês, com ambos voltando a crescer após recuarem no mês anterior: -14,4% e -2,5%, respectivamente.
O índice de média móvel trimestral da indústria caiu 8,8% no trimestre encerrado em abril de 2020 frente a março, intensificando o recuo de 2,4% do mês anterior e mantendo a trajetória predominantemente descendente iniciada em outubro de 2019. A redução desse mês foi a mais intensa desde o início da série histórica. Todos os 15 locais pesquisados apontaram taxas negativas nesse indicador. Os recuos mais acentuados foram de Amazonas (-18,6%), Ceará (-17,1%), Rio Grande do Sul (-12,2%), Região Nordeste (-11,7%), Paraná (-10,2%), Santa Catarina (-10,2%), Bahia (-9,8%) e São Paulo (-9,5%).
Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria caiu 27,2% em abril de 2020, com 13 dos 15 locais pesquisados apontando resultados negativos. Assim como no índice nacional, nove dos quinze locais pesquisados atingiram seu resultado negativo mais intenso desde o início da série histórica: Amazonas (-53,9%), Ceará (-53,0%), Rio Grande do Sul (-35,8%), Região Nordeste (-33,1%), São Paulo (-31,7%), Santa Catarina (-30,8%), Paraná (-30,6%), Pernambuco (-29,1%) e Bahia (-26,5%). Espírito Santo (-23,9%), Minas Gerais (-20,4%), Mato Grosso (-11,6%) e Rio de Janeiro (-5,4%) completaram o conjunto de locais com índices negativos nesse mês. Por outro lado, Pará (37,6%) e Goiás (0,4%) apresentaram variações positivas.
No acumulado do ano, frente a igual período de 2019, a queda na produção alcançou 13 dos 15 locais pesquisados, com destaque para Espírito Santo (-15,9%), Amazonas (-14,2%) e Ceará (-14,1%). Rio Grande do Sul (-13,2%), Santa Catarina (-11,8%), Minas Gerais (-11,4%) e São Paulo (-10,3%) atingiram taxas mais acentuadas que a média nacional (-8,2%), enquanto Paraná (-6,2%), Região Nordeste (-5,1%), Mato Grosso (-4,4%), Pernambuco (-3,0%), Bahia (-1,8%) e Goiás (-0,7%) completaram o conjunto de locais com queda na produção no índice acumulado no ano. Por outro lado, Rio de Janeiro (6,1%) e Pará (5,8%) foram os únicos locais com altas nesse indicador.
O acumulado nos últimos doze meses recuou 2,9% em abril de 2020, intensificando a perda frente aos resultados anteriores. Houve quedas em dez dos 15 locais pesquisados, mas doze apontaram menor dinamismo frente aos índices de março. Amazonas (de 5,2% para 0,3%), Ceará (de 1,3% para -3,1%), Rio Grande do Sul (de -0,1% para -3,6%), Santa Catarina (de 0,3% para -2,6%), Paraná (de 4,5% para 1,7%), Região Nordeste (de -1,0% para -3,5%), Pernambuco (de -0,2% para -2,7%), São Paulo (de 0,2% para -2,2%) e Bahia (de -0,5% para -2,5%) mostraram as principais perdas entre março e abril de 2020, enquanto Pará (de -1,4% para 2,5%) assinalou o maior ganho entre os dois períodos.
Indústria regional. Produção industrial de São Paulo cai 23,2% em abril, maior queda desde 2002. Queda na fabricação de automóveis pressionou o recuo recorde na produção industrial
A produção industrial de São Paulo recuou 23,2% em abril, a maior queda desde o início da série histórica da Pesquisa Industrial Mensal Regional, em janeiro de 2002. Os dados divulgados hoje (9) pelo IBGE refletem os efeitos do isolamento social para controle da pandemia de Covid-19 em várias unidades produtivas do país.
Com a paralisação de diversas unidades de produção, a pesquisa mostrou queda em 13 dos 15 locais pesquisados, na passagem de março para abril, com redução de 18,8% no país. Oito desses locais atingiram o resultado negativo mais intenso da série histórica: Amazonas (-46,5%), Ceará (-33,9%), Região Nordeste (-29,0%), Paraná (-28,7%), Bahia (-24,7%), São Paulo (-23,2%), Rio Grande do Sul (-21,0%) e Rio de Janeiro (-13,9%).
São Paulo, maior parque industrial do país, foi o principal destaque negativo do mês, com sua produção recuando 23,2% em relação a março. “São Paulo concentra aproximadamente 34% da indústria nacional e atinge nessa passagem (de março para abril) a taxa mais intensa de sua série histórica. Os setores que mais influenciaram essa queda foram o de veículos automotores e o de máquina e equipamentos”, explica o analista da pesquisa, Bernardo Almeida. É o terceiro mês consecutivo de queda da produção industrial paulista, acumulando -27,9% no período.
Produção industrial regional (mês/mês anterior)
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Fonte: IBGE - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física
A segunda maior influência no resultado nacional foi o Paraná, com queda de 28,7%, acumulando -32,3% em dois meses. Assim como São Paulo, os setores de veículos automotores e de máquinas e equipamentos foram os que mais contribuíram para o maior recuo da série histórica no estado. Já o Rio de Janeiro, terceiro maior destaque negativo, acumulou uma perda de 15,6% em três meses, influenciado pelas quedas nos setores de veículos automotores e de derivados do petróleo.
O setor de Outros equipamentos de transporte pressionou o resultado do Amazonas, que acumulou uma queda de 53,2% em três meses. “Quando a gente fala isso para o Amazonas, a gente pode inferir que é uma queda na produção de motocicletas, que é o principal produto nesse setor. Outro setor que também é muito influente dentro da indústria amazonense é o de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos”, explica Bernardo.
Outras quedas foram observadas em Espírito Santo (-16,7%), Minas Gerais (-15,9%), Santa Catarina (-14,1%), Pernambuco (-11,7%) e Mato Grosso (-4,3%).
Bernardo Almeida destaca que pelo isolamento social ter começado a partir da segunda quinzena de março, naquele mês os impactos não foram sentidos de forma completa. “Quando chegamos em abril, vimos que a queda foi bastante impactante e significativa. Estamos no pior patamar da série histórica a nível nacional”, declara.
Após queda em março, produção industrial de Pará e Goiás volta a crescer
Pará e Goiás foram os únicos locais que tiveram índices positivos na passagem de março para abril. O Pará foi a principal influência positiva sobre o resultado nacional, crescendo 4,9% após um resultado negativo de -14,4% no mês anterior. “O crescimento desse mês pode ser atribuído a um aumento no setor extrativo, que não reduziu sua capacidade produtiva totalmente e responde por 88% da indústria paraense. Outro setor que também pode tem influenciado positivamente é o setor de alimentos”, analisa Bernardo.
Já Goiás cresceu 2,3% em abril, após um recuo de 2,5% no mês de março. “Esse crescimento também pode ser atribuído ao setor de alimentos e ao setor farmacêutico. Lembrando que esses dois setores vão na contramão do movimento da indústria nacional. São setores que produzem itens considerados essenciais nessa pandemia”, completa.
Indústria cai em 13 locais na comparação com abril de 2019
Treze dos 15 locais pesquisados também tiveram queda na comparação com abril de 2019. Nessa comparação, nove dos 15 locais atingiram seu resultado negativo mais intenso desde o início da série histórica: Amazonas (-53,9%), Ceará (-53,0%), Rio Grande do Sul (-35,8%), Região Nordeste (-33,1%), São Paulo (-31,7%), Santa Catarina (-30,8%), Paraná (-30,6%), Pernambuco (-29,1%) e Bahia (-26,5%).
Espírito Santo (-23,9%), Minas Gerais (-20,4%), Mato Grosso (-11,6%) e Rio de Janeiro (-5,4%) completam o grupo com índices negativos. Também nessa comparação, Pará (37,6%) e Goiás (0,4%) foram os únicos com resultados positivos.
DOCUMENTO: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27909-em-abril-producao-industrial-recua-em-13-dos-15-locais-pesquisados
CNI. 08/06/2020. Coronavírus derruba produtividade da indústria. No primeiro trimestre de 2020, a produtividade do trabalho na indústria de transformação brasileira caiu 2,8% em relação ao quarto trimestre de 2019. Antes da pandemia, o indicador mostrava baixo crescimento
A produtividade do trabalho na indústria brasileira caiu 2,8% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao último trimestre de 2019, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse é o segundo pior resultado do indicador, desde o recuo de 3,3% no segundo trimestre de 2018, impactado pela greve dos caminhoneiros. A queda na produtividade do trabalho é explicada pela crise econômica desencadeada pela pandemia de Covid-19.
Esse indicador é o volume produzido dividido pelas horas trabalhadas na produção. A produtividade é o principal determinante da competitividade e, no longo prazo, é a principal fonte de crescimento. A queda de 2,8% é reflexo da deterioração da atividade econômica diante da pandemia do coronavírus. As empresas tiveram que se ajustar rapidamente, reduzir o ritmo de atividade sem planejamento e produzir menos por hora trabalhada.
“O recuo na produtividade do trabalho reflete a desorganização do processo produtivo em razão da parada da economia. A forte redução do ritmo de produção sem planejamento resulta em menor produtividade, mas ela deverá se recuperar ao fim desta crise.”, explica o gerente executivo de Economia da CNI, Renato da Fonseca.

No entanto, de acordo com o documento Produtividade na Indústria, divulgado nesta segunda-feira, 8, pela CNI, os efeitos da pandemia sobre a produtividade continuarão a ser negativos no segundo trimestre.
“Para os próximos meses, as expectativas são de queda intensa da produção e do emprego”, avalia a economista da CNI, Samantha Cunha.
O estudo também apresenta a produtividade anual dos setores industriais. Em 2019, Móveis, Vestuário e acessórios, Veículos automotores e Têxteis apresentaram os maiores ganhos de produtividade, na comparação com 2018. Os setores com as maiores quedas foram Couros e Calçados (-7,3%) e Madeira (-4,2%).

DOCUMENTO: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/economia/coronavirus-derruba-produtividade-da-industria/
CNI. 09/06/2020. Indústria registra, no mês de abril, o pior desempenho da década. Isolamento social afetou o faturamento das empresas, as horas trabalhadas na produção e a utilização da capacidade instalada de forma sem precedentes

O resultado da pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do mês de abril é o retrato dos danos causados à indústria pela redução intensa e duradoura na demanda. Apenas em abril deste ano, a indústria relata perdas de 23,3% do faturamento, queda de 19,4% nas horas trabalhadas na produção e redução de 2,3% no número de empregados. Em março, os três índices já haviam registrado queda.
Os dados de faturamento, horas trabalhadas e capacidade instalada ociosa tiveram quedas recordes e registram os menores níveis de toda a série histórica, iniciada em 2010. O emprego industrial foi o menor desde 2004.
“Abril foi o pico da crise, pois tivemos medidas de isolamento social na maioria das grandes cidades durante todo o mês. Nossa expectativa é que a economia comece a retomar em junho, ainda que seja possível que o cenário apresente uma leve melhora em maio, com a redução das restrições no fim do mês”, afirma o gerente-executivo de Economia da CNI, Renato da Fonseca.
A queda do faturamento foi mais intensa e levou a uma redução ainda maior nas horas trabalhadas. O emprego industrial e a massa salarial também caíram em abril. “Para uma retomada consistente é preciso que o país volte à agenda das reformas com vistas à eliminação do custo Brasil, ou seja para o aumento da competitividade. A primeira da lista deve ser a reforma tributária”, acrescenta Renato da Fonseca.
Indicadores Industriais. Mês de abril foi um dos piores da história para a indústria
A atividade industrial em abril foi a mais baixa da história recente da indústria. Faturamento real, horas trabalhadas na produção e utilização da capacidade instalada caíram para os menores níveis de toda a série histórica. O emprego industrial foi o menor desde 2004.

DOCUMENTO: https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/8b/d8/8bd87517-9fc2-43fd-bb09-ce9584561f2d/indicadoresindustriais_abril2020.pdf
AGRICULTURA
IBGE. 09/06/2020. Em maio, IBGE prevê alta de 1,8% na safra de grãos de 2020
A estimativa de maio de 2020 para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas sofreu redução em relação à última estimativa (abril de 2019), mas manteve-se no patamar recorde na série histórica do IBGE, alcançando 245,9 milhões de toneladas. Em relação à safra obtida em 2019 (241,5 milhões de toneladas), a estimativa atual é 1,8% superior (mais 4,4 milhões de toneladas); já em relação ao mês anterior, 0,5% inferior (menos 1,1 milhão de toneladas).
| Estimativa de Maio para 2020 | 245,9 milhões de toneladas | |||||||
| Variação safra 2020 / safra 2019 | 1,8% (241,5 milhões de toneladas) | |||||||
| Variação safra 2020 / 5ª estimativa 2020 | -0,5% (-1,1 milhões de toneladas) | |||||||
A área a ser colhida foi de 64,6 milhões de hectares, apresentando crescimento de 2,1% frente à área colhida em 2019, aumento de 1,4 milhão de hectares. Em relação ao mês anterior, o crescimento foi de 96,2 mil hectares (0,1%).
O arroz, o milho e a soja, os três principais produtos do grupo, somam 92,2% da estimativa da produção e 87,3% da área a ser colhida. Em relação a 2019, houve acréscimos de 1,7% na área do milho (aumentos de 4,7% na primeira safra de milho e de 0,5% na segunda) e de 2,9% na área da soja, mas declínios de 2,0% na área de arroz e de 0,2% na área do algodão herbáceo. Na produção, estimam-se altas de 5,2% para a soja, de 5,3% para o arroz e de 0,1% para o algodão herbáceo, e redução de 3,8% para o milho (mais 2,2% na primeira safra e menos 5,9% na segunda).
Para a soja, foi obtida uma estimativa de produção de 119,4 milhões de toneladas; para o milho, de 96,7 milhões de toneladas (26,6 milhões de toneladas na 1ª safra e 70,2 milhões de toneladas na 2ª safra); para o arroz, de 10,8 milhões de toneladas e, para o algodão, de 6,9 milhões de toneladas.
Em relação ao mês anterior, houve crescimentos nas estimativas da produção da castanha-de-caju (16,1% ou 20,9 mil toneladas), do trigo (10,1% ou 628,0 mil toneladas), da aveia (4,3% ou 42,1 mil toneladas), do feijão 1ª safra (4,2% ou 56,7 mil toneladas), da cevada (3,6% ou 15,0 mil toneladas), do algodão herbáceo (2,2% ou 146,4 mil toneladas), do arroz (1,7% ou 181,3 mil toneladas), do café arábica (0,5% ou 12,3 mil toneladas), e declínios nas estimativas de produção do feijão 2ª safra (6,4% ou 73,7 mil toneladas), do café canephora (3,9% ou 36,4 mil toneladas), da batata 3ª safra (3,0% ou 28,4 mil toneladas), da batata 2ª safra (2,0% ou 23,0 mil toneladas), da batata 1ª safra (1,8% ou 30,9 mil toneladas), da soja (1,4% ou 1,7 milhão de toneladas), do milho 2ª safra (0,6% ou 398,5 mil toneladas) e do milho 1ª safra (0,0% ou 3,8 mil toneladas).
O Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 28,6%, seguido pelo Paraná (16,4%), Rio Grande do Sul (10,8%), Goiás (10,3%), Mato Grosso do Sul (8,0%) e Minas Gerais (6,1%), que, somados, representaram 80,2% do total nacional. As variações positivas nas estimativas da produção ocorreram no Mato Grosso (1,3 milhão de toneladas), em Minas Gerais (334,5 mil toneladas), no Ceará (291,2 mil toneladas), na Bahia (199,4 mil toneladas), no Rio Grande do Norte (11,7 mil toneladas) e no Amapá (3,5 mil toneladas). As variações negativas ocorreram no Rio Grande do Sul (1,8 milhão de toneladas), no Paraná (menos 972,8 mil toneladas), em Goiás (menos 283,5 mil toneladas), no Mato Grosso do Sul (menos 245,3 mil toneladas), em Pernambuco (26,6 mil toneladas), na Paraíba (15,3 mil toneladas), em Alagoas (586 toneladas), no Acre (387 toneladas), no Espírito Santo (248 toneladas) e no Rio de Janeiro (42 toneladas).
Entre as regiões, o Centro-Oeste tem 47,2% (116,0 milhões de toneladas); o Sul, 29,8% (73,4 milhões de toneladas); o Sudeste, 9,9% (24,4 milhões de toneladas); o Nordeste, 8,8% (21,5 milhões de toneladas) e o Norte, 4,3% (10,5 milhões de toneladas). Apresentaram aumento na produção: Centro-Oeste (4,0%), Norte (7,0%), Nordeste (12,2%) e Sudeste (2,9%). Apenas o Sul apresentou declínio (4,9%).
Destaques na estimativa de maio de 2020
ALGODÃO HERBÁCEO (em caroço) – A estimativa de produção de 6,9 milhões de toneladas foi 2,2% superior à anterior. O Mato Grosso, que é responsável por 69,0% da produção nacional, aumentou sua estimativa de produção em 3,0%, impulsionado pela maior produtividade das lavouras, que subiu 4,3% em maio. Houve reavaliação da área plantada em maio. Já Mato Grosso do Sul (-6,3%), Mato Grosso (-1,3%) e Goiás (-3,7%) tiveram estimativas reduzidas devido ao atraso no plantio e colheita da soja, devido ao clima desfavorável na época do plantio e à desistência de alguns produtores.
Na Região Nordeste, as principais reavaliações na produção foram observadas na Bahia (1,4%), Paraíba (83,8%) e Alagoas (248,8%). Cabe observar que, a Bahia é o 2º maior produtor do País, responsável por 20,4% da produção nacional, e suas lavouras também foram beneficiadas pelo clima.
ARROZ (em casca) – A produção de 10,8 milhões de toneladas apresenta um crescimento de 1,7% em relação a abril, devido à reavaliação no rendimento médio, que alcançou 6,5 mil kg/ha. A região Sul, que concentra cerca de 83,0% da produção nacional, apresentou um incremento de 2,6%, devido ao aumento de 2,4% na produtividade da cultura.
Em relação ao ano anterior, a produção de arroz aumentou 5,3%, apesar de a área plantada ter declinado em 2,8%. O rendimento médio ficou 7,4% maior.
BATATA-INGLESA – A produção, estimada em 3,7 milhões de toneladas, representa declínio de 2,2% em relação ao mês anterior. Destaque negativo para Goiás, que teve redução de 23,2% em relação à estimativa do mês anterior, e para o Rio Grande do Sul, com queda de 10,1% na estimativa. Em relação à 2019, a estimativa de produção total de batata-inglesa apresenta declínio de 4,3%. Contribuem para esse resultado, principalmente, o Rio Grande do Sul (-19,9%), Santa Catarina (-9,9%) e Goiás (-29,6%).
A 1ª safra, com uma produção de 1,6 milhão de toneladas, apresentou declínio de 1,8% em relação ao mês anterior. O rendimento médio encontra-se 1,7% menor. O resultado foi influenciado pela redução de 9,2% na estimativa no Rio Grande do Sul. Em relação ao ano anterior, a redução é de 3,0% e, os destaques negativos, para essa safra, são: Santa Catarina (-11,9%) e Rio Grande do Sul (-19,8%).
Para a 2ª safra está estimada produção de 1,1 milhão de toneladas, declínio de 2,0% em relação ao mês anterior. O Paraná (-4,1%) e o Rio Grande do Sul (-14,8%) foram os que mais contribuíram para esse resultado, devido a uma estiagem prolongada. Comparada ao ano anterior, a estimativa é 5,5% inferior, sendo Minas Gerais (-11,3%), Paraná (-3,8%) e Rio Grande do Sul (-20,5%) os responsáveis por esse declínio. Já em São Paulo houve aumento da estimativa (5,0%).
Com relação a 3ª safra, a estimativa da produção encontra-se em 914,1 mil toneladas, 3,0% menor que a do mês anterior e 4,8% menor que a obtida em 2019. Goiás, com redução de 23,2%, em relação a abril, e de 29,6%, em relação à 2019, foi o destaque negativo nesta estimativa e Minas Gerais, com aumentos de 7,1% frente ao mês anterior e 15,6% em relação à última safra, o destaque positivo.
CAFÉ (em grão) – A estimativa da produção brasileira de café foi de 3,4 milhões de toneladas, ou 57,3 milhões de sacas de 60 kg, declínio de 0,7% em relação ao mês anterior. Em relação ao ano anterior, a estimativa da produção foi 14,7% maior.
Para o café arábica, a produção estimada foi de 2 550,1 mil toneladas, ou 42,5 milhões de sacas de 60 kg, crescimento de 0,5% em relação ao mês anterior e de 23,0% frente ao ano anterior (devido à bienalidade positiva da safra). Em Minas Gerais, principal produtor brasileiro, devendo responder por 74,1% da produção em 2020, a estimativa da produção, de 1,9 milhão de toneladas, ou 31,5 milhões de sacas de 60 kg, apresenta crescimento de 27,4%, devendo o rendimento médio aumentar em 19,6% em relação ao ano anterior.
Para o café canephora, mais conhecido como conillon, a estimativa da produção, de 885,6 mil toneladas, ou 14,8 milhões de sacas de 60 kg, apresenta declínios de 3,9% em relação a abril e de 4,0% frente a 2019. A produção capixaba, que representa 67,4% do total nacional, encontra-se 5,7% menor, em decorrência do declínio de 6,0% no rendimento médio. Outros produtores importantes, como Rondônia e Bahia, mantiveram as produções levantadas em abril.
CASTANHA-DE-CAJU (amêndoa)– Com crescimento de 16,1% em relação à estimativa do mês anterior, a produção deve totalizar 151,2 mil toneladas, sendo 8,5% acima da produção de 2019. Os maiores produtores brasileiros são Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A produção do Ceará, de 95,4 mil toneladas, representa 63,1% do total nacional; a do Piauí, de 24,7 mil toneladas, 16,3% e a do Rio Grande do Norte, de 17,2 mil toneladas, 11,4%. Comparando-se com 2019, estimam-se crescimentos de 8,8% para o Ceará; de 14,3% para o Piauí e de 1,8% para o Rio Grande do Norte.
CEREAIS DE INVERNO (em grão) – Os principais cereais de inverno produzidos no Brasil são o trigo, a aveia branca e a cevada. A estimativa da produção do trigo encontra-se em 6,9 milhões de toneladas, crescimento de 10,1% em relação ao mês anterior. Em relação ao ano anterior, a estimativa encontra-se 31,4% maior.
A região Sul deve responder, em 2020, por 89,4% da produção tritícola nacional. No Paraná, maior produtor desse cereal, com participação de 51,5% no total nacional, a produção foi estimada em 3,5 milhões de toneladas, crescimentos de 1,1% em relação ao mês anterior e de 65,9% em relação a produção de 2019. O Rio Grande do Sul, segundo maior produtor (35,7% do total nacional), deve produzir 2,5 milhões de toneladas, crescimento de 7,2% em relação ao ano anterior e, Santa Catarina, 155,1 mil toneladas, crescimento de 5,5%.
A estimativa da produção da aveia foi de 1,0 milhão de toneladas, crescimento de 4,3% em relação ao mês anterior. Os maiores produtores do cereal são Rio Grande do Sul, com 699,3 mil toneladas, e Paraná, com 216,8 mil toneladas. Em maio, a produção gaúcha foi revisada com crescimento de 10,5% em relação a abril e 11,2% frente a 2019.
Para a cevada, a produção estimada encontra-se em 433,6 mil toneladas, crescimento de 3,6% em relação ao mês anterior. Os maiores produtores do cereal são Paraná, com 299,3 mil toneladas, e Rio Grande do Sul, com 119,3 mil toneladas. Em relação ao ano anterior, a produção brasileira da cevada deve apresentar crescimento de 8,3%.
FEIJÃO (em grão) – A estimativa da produção nacional total foi de 3,0 milhões de toneladas, crescimento de 0,6% em relação ao mês anterior. Neste levantamento, os maiores produtores, somadas as três safras, são Paraná com 19,9%, Minas Gerais com 16,9% e Goiás com 11,3% de participação na produção nacional. Com relação à variação anual, a estimativa para a área plantada e para a produção foi reduzida em 3,6% e 1,3%, respectivamente. Já o rendimento médio cresceu 1,9%.
A 1ª safra de feijão deve participar com 47,2% da produção nacional, enquanto que a 2ª deve participar com 36,2% e a 3ª safra com 16,6%. A 1ª safra de feijão foi estimada em 1,4 milhão de toneladas, aumento de 4,2% frente à estimativa de abril, o que representa 56 698 toneladas. Os destaques positivos couberam ao Ceará (aumento de 38,4% na produção), ao Rio Grande do Norte (22,9%), a Pernambuco (65,0%) e a Minas Gerais (2,9%). Os destaques negativos ficaram com a Paraíba (-12,4%) e o Rio Grande do Sul (-6,7%). Em relação ao ano anterior, houve crescimentos de 10,2% na produção, de 8,3% no rendimento médio e declínio de 1,2% na área plantada.
A 2ª safra foi estimada em 1,1 milhão de toneladas, redução de 6,4% frente à estimativa de abril, refletindo o rendimento médio que ficou 3,9% menor, e de 6,9% em relação a 2019. Devido a uma forte estiagem, o Paraná informou declínio de 19,0% em sua estimativa de produção, reduzindo em 63,5 mil toneladas, assim como o Rio Grande do Sul (-17,0%) e Pernambuco (-81,1%). As maiores estimativas de produção, para esta safra, foram do Paraná (24,9%), Bahia (17,0%) e Minas Gerais (16,1%).
Com relação à 3ª safra, a estimativa de produção foi de 498,0 mil toneladas, aumento de 7,3% frente a abril, mas redução de 15,4% frente a 2019. Destaque para o Mato Grosso que prevê aumentos de 34,0% para a estimativa de produção e de 27,8% para a área plantada.
MILHO (em grão) – A estimativa da produção decresceu 0,4%, totalizando 96,7 milhões de toneladas, frente à última estimativa e 3,8% (3,9 milhões de toneladas) frente a 2019. A primeira safra deve participar com 27,5% da produção brasileira de 2020 e, a segunda, com 72,5%.
Na 1ª safra de milho, a produção alcançou 26,6 milhões de toneladas, e ficou praticamente estável em relação à informação do mês anterior. Houve aumento na produção do Ceará (50,7% ou 245,7 mil toneladas), em decorrência do clima mais favorável. Outros crescimentos da produção foram verificados no Rio Grande do Norte (28,9% ou 7,7 mil toneladas), em Pernambuco (14,9% ou 10,1 mil toneladas), na Bahia (3,3% ou 50,0 mil toneladas). Já os declínios mais relevantes foram verificados no Rio Grande do Sul (9,2% ou 426,3 mil toneladas), na Paraíba (11,1% ou 10,8 mil toneladas) e no Mato Grosso do Sul (7,8% ou 10,7 mil toneladas). Em relação a 2019, a produção foi 2,2% maior.
Para a 2ª safra, a estimativa da produção foi de 70,2 milhões de toneladas, declínio de 0,6% em relação ao mês anterior. As reduções mais significativas na estimativa da produção foram informadas pelo Paraná (7,9% ou 971,9 mil toneladas), pelo Mato Grosso do Sul (2,9% ou 265,2 mil toneladas) e por Goiás (3,2% ou 300,8 mil toneladas). Os maiores crescimentos nas estimativas de produção, em relação ao mês anterior, foram verificados no Mato Grosso (3,6% ou 1,1 milhão de toneladas). Na comparação com o ano anterior, a produção do milho 2ª safra apresenta declínio de 5,9%, com o rendimento médio decrescendo 6,4%.
Houve declínios na produção do Paraná (16,1%), Goiás (9,4%), Mato Grosso do Sul (9,5%), Minas Gerais (9,7%) e São Paulo (14,6%), tendo crescido 0,8% no Mato Grosso. Na comparação com o ano anterior, a produção do milho 2ª safra apresenta declínio de 5,9%, com o rendimento médio decrescendo 6,4%.
SOJA (em grão) – A quinta estimativa de produção de soja, para 2020, totalizou 119,4 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 5,2% em relação à safra anterior. Na atualização mensal, registrou-se uma retração de 1,4% no volume colhido. Contudo, mesmo com este declínio, a produção nacional deve superar o recorde de volume de soja produzido no país em 2018.
A produção gaúcha, estimada em 11,2 milhões de toneladas, declinou 16,1% em relação ao mês de abril, ou o equivalente a 2,1 milhões de toneladas. Em relação ao ano anterior, o declínio na produção foi de 39,3%, ou 7,3 milhões de toneladas. O estado vem sofrendo com uma forte seca desde dezembro de 2019, e que se estendeu até o mês de maio, prejudicando grande parte das áreas produtoras de soja. A escassez de chuvas influenciou diretamente o rendimento médio do grão, que deve ficar próximo de 1,9 toneladas por hectare, uma queda de 40,7% na comparação com a média estadual de 2019.
Produção agrícola. Estimativa de maio mantém recorde para safra de grãos em 2020. A safra da soja deverá totalizar 119,4 milhões de toneladas, aumento de 5,2% em relação à do ano de 2019
A estimativa de maio para a safra agrícola 2020 sofreu uma redução de 0,5% frente à do mês anterior, influenciada pela estiagem no sul do país, mas se mantém em patamar recorde. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado hoje (9) pelo IBGE, o país colherá 245,9 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas até o final do ano, alta de 1,8% (mais 4,4 milhões de toneladas) em relação a 2019. O arroz, o milho e a soja respondem por 92,2% desse montante. Mas o dólar alto incentiva outras produções, como o trigo.
A soja deve superar o recorde atingido em 2018, com safra de cerca de 119,4 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 5,2% em relação à safra do ano de 2019, mas uma retração de 1,4% no volume que era esperado na estimativa anterior (abril). Essa redução se deve à estiagem no Sul. “Uma severa e prolongada seca atinge a região, desde dezembro, sendo que o Rio Grande do Sul foi o mais afetado. A produção gaúcha, declinou 16,1% em relação a estimativa do mês de abril e 39,3% frente à produção de 2019”, ressalta o gerente do Levantamento, Carlos Antônio Barradas.
Mas o câmbio é favorável à oleaginosa, bem como vem fazendo o trigo subir no conceito dos produtores. A estimativa da produção do cereal encontra-se 10,1% acima da do mês anterior e 31,4% maior que a do ano anterior. “Metade do trigo no país é importado. Assim, a alta do dólar elevou o preço do cereal, gerando interesse em produzir para substituir parte dessa importação”, esclarece Barradas.
No Paraná, maior produtor desse cereal, com participação de 51,5% no total nacional, a produção foi estimada em 3,5 milhões de toneladas, crescimento de 65,9% em relação à produção de 2019. Já no Rio Grande do Sul, segundo maior produtor (35,7% no total nacional), estima-se a produção de 2,5 milhões de toneladas, crescimento de 7,2% frente ao ano anterior.
Entre as regiões, o Centro-Oeste lidera como maior produtor nacional de grãos com 47,2% de participação, devendo colher 116,0 milhões de toneladas em 2020, seguido pelo Sul (29,8% de participação e 73,4 milhões de toneladas). O Sudeste, com 9,9% de participação (24,4 milhões de toneladas); o Nordeste, com 8,8% (21,5 milhões de toneladas) e o Norte, com 4,3% (10,5 milhões de toneladas) juntos, produzem menos que a segunda colocada.
Entre os estados, as maiores participações são doMato Grosso(28,6%), do Paraná (16,4%), do Rio Grande do Sul (10,8%), de Goiás (10,3%), de Mato Grosso do Sul (8,0%) e de Minas Gerais (6,1%), que, somados, representaram 80,2% do total nacional.
Capacidade dos estoques aumenta 1,3% no 2º semestre de 2019
Também divulgada hoje pelo IBGE, a Pesquisa de Estoques mostrou um aumento de 1,3% no total de capacidade útil disponível para armazenamento no Brasil no segundo semestre de 2019 frente ao semestre anterior, chegando a 177,7 milhões toneladas. O Mato Grosso continua possuindo a maior capacidade de armazenagem do país, com 44,5 milhões de toneladas. O Paraná e o Rio Grande do Sul aparecem logo depois, com 32,3 e 32,2 milhões de toneladas de capacidade, respectivamente.
Quanto aos tipos de armazenamento, a pesquisa apresentou que os silos predominaram, tendo alcançado 86,6 milhões de toneladas (48,7% da capacidade útil total). Na sequência, aparecem os armazéns graneleiros e granelizados, que atingiram 66,7 milhões de toneladas de capacidade útil armazenável e os armazéns convencionais, estruturais e infláveis, com 24,5 milhões de toneladas.
DOCUMENTO: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27911-em-maio-ibge-preve-alta-de-1-8-na-safra-de-graos-de-2020
IBGE. 09/06/2020. Capacidade de armazenagem agrícola chegou a 177,7 milhões de toneladas no 2º semestre de 2019
O total de capacidade útil disponível no Brasil para armazenamento em estabelecimentos ativos foi de 177,7 milhões toneladas no segundo semestre de 2019, um aumento de 1,3% em relação ao semestre anterior. O Mato Grosso continua com a maior capacidade de armazenagem do país (44,5 milhões de toneladas). Já o estoque de produtos agrícolas totalizou 26,5 milhões de toneladas, um aumento de 2,3 milhões de toneladas frente à quantidade estocada em 31 de dezembro de 2018. Os estoques de milho representaram o maior volume (11,9 milhões de toneladas), seguidos pelos estoques de soja (5,5 milhões), trigo (4,1 milhões), arroz (1,7 milhão) e café (1,0 milhão).
Silos representam 48,7% da capacidade total de armazenagem do país
Quanto aos tipos de armazenamento, a Pesquisa de Estoques mostrou que os silos predominaram no segundo semestre de 2019, tendo alcançado 86,6 milhões de toneladas (48,7% da capacidade útil total). Este resultado significa um aumento de 2,2% na capacidade deste tipo de armazém em relação ao primeiro semestre de 2019.
Na sequência, aparecem os armazéns graneleiros e granelizados, que atingiram 66,7 milhões de toneladas de capacidade útil armazenável, mesma capacidade verificada no semestre anterior. Esta modalidade é responsável por 37,5% da armazenagem nacional. Com relação aos armazéns convencionais, estruturais e infláveis, o resultado foi de 24,5 milhões de toneladas, o que representou um aumento de 1,7% em relação ao primeiro semestre de 2019. Esses armazéns contribuem com 13,8% da capacidade total de armazenagem.
A pesquisa também mostrou uma queda de 0,5% no número de estabelecimentos ativos, quando comparada com o resultado do primeiro semestre de 2019. No total, foram 7.940 estabelecimentos ativos no segundo semestre de 2019, sendo apenas a Região Norte com acréscimo (0,9%). As Regiões Nordeste, Sudeste e Sul apresentaram quedas de 1,9%, 1,8% e 0,2%, respectivamente, enquanto na Região Centro-Oeste o número manteve-se estável.
O Mato Grosso possui a maior capacidade de armazenagem do Brasil, com 44,5 milhões de toneladas. Deste total, 58,0% são do tipo graneleiros e 33,8% são silos. O Paraná e o Rio Grande do Sul aparecem logo depois, com 32,3 e 32,2 milhões de toneladas de capacidade, respectivamente. Em ambos os estados, o silo é o tipo de armazém predominante.
Estoques de milho e soja crescem, mas os de arroz e café diminuem
Os estoques de milho representaram o maior volume (11,9 milhões de toneladas) no segundo semestre de 2019, seguidos pelos estoques de soja (5,5 milhões), trigo (4,1 milhões), arroz (1,7milhão) e café (1,0 milhão). Estes produtos constituem 91,6% do total estocado entre os produtos monitorados por esta pesquisa, sendo os 8,4% restantes compostos por algodão, feijão preto, feijão de cor e outros grãos e sementes. Houve crescimento nos estoques de milho (6,8%) e soja (0,7%) na comparação com o segundo semestre de 2018. Por outro lado, o arroz, o café e o trigo apresentaram quedas de 21,2%, 19,0% e 2,2%, respectivamente.

APRESENTAÇÃO: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/a61a81e91da9a04c2103cade4608fa8e.pdf
DOCUMENTO: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27907-capacidade-de-armazenagem-agricola-chegou-a-177-7-milhoes-de-toneladas-no-2-semestre-de-2019
CONAB. 09 de Junho de 2020. Início da colheita de milho confirma recorde de 250,5 milhões de t na produção total de grãos
O 9º Levantamento da Safra 2019/2020, divulgado nesta terça-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), confirma o crescimento recorde da produção de grãos no país, estimada em 250,5 milhões de toneladas, ou seja, ou 8,5 milhões de t (3,5%) a mais do que o colhido em 2018/19. Em relação ao levantamento passado, houve queda de 400 mil toneladas na estimativa de produção. Mas o recorde da safra se mantém, resultado de uma área semeada de 65,6 milhões de hectares, com crescimento de 2,3 milhões de hectares (3,6%) sobre a safra passada.
Com a colheita finalizada praticamente em todas as culturas de primeira safra, e as de segunda em andamento, o que falta agora é a conclusão do plantio das culturas de inverno e os números resultantes da terceira safra. Além disso, será necessário observar o comportamento climático, que pode influenciar na produtividade destas culturas.
A soja apresenta uma produção recorde de 120,4 milhões de t, 4,7% a mais do que a safra 2018/19. Já o milho total, somatório da primeira, segunda e terceira safras chega ao recorde de 101 milhões de t com uma área de 18,5 milhões hectares. A produção nas três safras devem alcançar, respectivamente, 25,4 milhões de t, 74,2 milhões de t e 1,33 milhão de toneladas. A colheita de arroz está próxima do fim e sua produção está estimada em 11,1 milhões de t, 6,5% superior ao volume produzido na safra passada.
A produção de feijão chegará a 3,07 milhões de t, 1,9% superior ao obtido em 2018/19. A primeira safra está totalmente colhida, enquanto as lavouras de segunda safra estão em processo de colheita e as de terceira safra finalizando o plantio. Já o algodão em pluma tem uma produção estimada em 2,89 milhões de t, 3,9% superior à safra passada.
Finalmente, nas culturas de inverno, o trigo têm boas perspectivas, com um crescimento de 6,7% na área a ser cultivada e a produção devendo chegar a 5,7 milhões de t, dependendo do comportamento climático.
Safras de milho – Depois de se firmar como uma opção rentável para os produtores que aproveitam melhor a janela de plantio na segunda safra, começa a surgir a terceira safra de milho na região da Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia). A estimativa para este ano é uma colheita de 1,3 milhão de toneladas.
9º Levantamento – Safra 2019/20: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/graos/boletim-da-safra-de-graos
MERCADO DE TRABALHO
FGV. IBRE. 09/06/2020. Mercado de Trabalho: Indicador Antecedente de Emprego sobe em maio
Indicador Antecedente de Emprego
O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getulio Vargas subiu 3,0 pontos em maio, para 42,7 pontos, após atingir mínimo histórico em abril, e acumular perda de 52,6 pontos no trimestre fevereiro-março-abril. Em médias móveis trimestrais, o IAEmp recuou 16,4 pontos, para 55,0 pontos.
“Após atingir o menor nível desde 2008 em abril, o IAEmp registrou, em maio, variação positiva. Contudo, o resultado pode ser interpretado como uma acomodação do índice em patamar muito baixo considerando que esse ainda é o segundo menor valor da série. A elevada incerteza ainda não permite imaginar cenários de recuperação do mercado de trabalho no curto prazo, o que deve fazer com que o indicador continue registrando números baixos nos próximos meses”, afirma Rodolpho Tobler, economista da FGV IBRE.
Indicador Coincidente de Desemprego
O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) subiu 1,2 ponto em maio, para 99,6 pontos, maior patamar desde outubro de 2018 (100,2 pontos). O ICD é um indicador com sinal semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto maior o número, pior o resultado. Em médias móveis trimestrais, houve aumento de 2,5 pontos para 96,8 pontos.
“O ICD mantém, em maio, a tendência de piora no mercado de trabalho iniciada nos últimos meses. O resultado sugere que a taxa de desemprego deve sofrer impacto negativo já no 2º trimestre e ainda sem indicações de reversão dessa tendência no curto/médio prazo”, continua Rodolpho Tobler.
Destaques do IAEmp e ICD
Cinco dos sete componentes do IAEmp subiram em maio, sugerindo acomodação após o baque do mês anterior. Os indicadores de Emprego Previsto no setor de Serviços e de Tendência dos Negócios da Indústria foram os que mais subiram no mês, ao variar 5,6 e 5,5 pontos, na margem, respectivamente.
No mesmo período, o aumento do ICD foi influenciado por todas as quatro classes de renda familiar. A maior contribuição para o resultado foi dada pela classe familiar com renda até R$ 2.100 e pela classe com renda entre R$ 2.100.00 e R$ 4.800.00, cujo Emprego Local Atual (invertido) variou negativamente em 2,0 e 1,4 pontos na margem.
DOCUMENTO: https://portalibre.fgv.br/noticias/mercado-de-trabalho-indicador-antecedente-de-emprego-sobe-em-maio
MEconomia. CAGED. 09/06/2020. Pedidos de seguro-desemprego aumentaram 12,4% de janeiro a maio de 2020. Em relação ao mês de maio de 2019, houve crescimento de 53% nas solicitações
No acumulado de janeiro até maio de 2020, foram contabilizados 3.297.396 pedidos de seguro-desemprego, na modalidade trabalhador formal. O número representa um aumento de 12,4% em comparação com o acumulado no mesmo período de 2019 (2.933.894 pedidos).
Do total de requerimentos em 2020, 50,1% (1.653.040) foram realizados pela internet, seja por meio do portal Gov.br ou pela Carteira de Trabalho Digital, e 49,9% (1.644.356) foram feitos presencialmente. No mesmo período de 2019, 1,5% dos pedidos (44.427) foram realizados via internet e 98,5% (2.889.467) presencialmente.
Mensal
Com a publicação do Decreto n° 10.329, de 28 de abril de 2020, que definiu como essenciais as atividades de processamento do benefício do seguro-desemprego e de outros benefícios relacionados, diversas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine), de administração estadual e municipal, reabriram. As solicitações estão em patamar de regularidade.
Não foi mais verificado número atípico de beneficiários que ainda não tenham realizado a solicitação do seguro-desemprego. Cabe lembrar que o trabalhador tem prazo até 120 dias para requerer o seguro-desemprego e os pedidos podem ser feitos de forma 100% digital. Não há espera para concessão de benefício.
Em maio deste ano, foram contabilizados 960.258 pedidos para o seguro-desemprego. O número representa um aumento de 53% na comparação com o mesmo mês do ano passado (627.779) e de 28,3% na comparação com abril deste ano (748.540). No período, os três estados com maior número de requerimentos foram São Paulo (281.360), Minas Gerais (103.329) e Rio de Janeiro (82.584).
Sobre o perfil dos solicitantes, 41,3% eram mulheres e 58,7% homens. A faixa etária que concentrava a maior proporção de solicitantes era de 30 a 39 anos, com 32,3%. Em termos de escolaridade, 61,4% tinham ensino médio completo. Em relação aos setores econômicos, os pedidos estiveram distribuídos entre serviços (42%), comércio (25,8%), indústria (20,5%), construção (8,2%) e agropecuária (3,4%).
Foi possível verificar também que houve queda de 63,5% das requisições feitas presencialmente (225.905) em relação ao registrado em maio de 2019 (619.182). É possível constatar também que, com as medidas de isolamento social decorrentes da pandemia da Covid-19, os atendimentos via web (734.353) tiveram crescimento de 8.442% em relação ao mesmo mês do ano passado (8.597).
DOCUMENTO: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/junho/pedidos-de-seguro-desemprego-aumentaram-12-4-de-janeiro-a-maio-de-2020
INFLAÇÃO
FGV. IBRE. 09/06/2020. IGP-M sobe 1,36% na 1ª prévia de junho
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 1,36% no primeiro decêndio de junho. No primeiro decêndio de maio, este índice caíra 0,32%.
“A primeira prévia do IGP-M antecipa as principais influências para os próximos IGPs em junho. No IPA, índice a contribuir de maneira mais destacada para a aceleração atual do IGP-M, as fontes de pressão estão concentradas em combustíveis e lubrificantes para a produção (-13,77% para 4,35%), alimentação (-0,24% para 2,30%) e matérias-primas brutas minerais (4,39% para 6,19%) ”, afirma André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 2,06% no primeiro decêndio de junho. No mesmo período do mês de maio, o índice variou -0,35%. Na análise por estágios de processamento, os preços dos Bens Finais subiram em média 2,21% em junho, após cair 0,41% em maio. A principal contribuição para este movimento partiu do subgrupo combustíveis para o consumo, cuja taxa passou de -14,73% para 17,17%. O índice correspondente aos Bens Intermediários passou de -1,35% no primeiro decêndio de maio para 1,13% no primeiro decêndio de junho. Este avanço foi influenciado pelo subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, cuja taxa passou de -13,77% para 4,35%.
A taxa do índice referente as Matérias-Primas Brutas passou de 0,69% no primeiro decêndio de maio para 2,81% no primeiro decêndio de junho. Contribuíram para o avanço da taxa do grupo os seguintes itens: milho em grão (-6,77% para 0,43%), minério de ferro (4,70% para 6,53%) e cana-de-açúcar (-1,02% para 3,23%). Em sentido oposto, vale citar soja em grão (3,30% para 2,21%), leite in natura (1,50% para -1,47%) e café em grão (0,95% para -3,78%).
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou de -0,46% no primeiro decêndio de maio para -0,26% no primeiro decêndio de junho. Duas das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação Transportes (-2,41% para -0,90%) e Educação, Leitura e Recreação (-1,50% para -0,87%). Estas classes de despesa foram influenciadas, principalmente, pelos itens gasolina (-7,98% para -3,14%) e passagem aérea (-15,08% para -7,72%).
Em contrapartida, foram computados decréscimos nas taxas de variação dos grupos Alimentação (0,44% para 0,12%), Habitação (0,03% para -0,16%), Despesas Diversas (0,54% para 0,03%), Vestuário (-0,39% para -0,58%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,25% para 0,17%). Nestas classes de despesa, as maiores contribuições partiram dos seguintes itens: hortaliças e legumes (2,84% para 1,16%), gás de bujão (1,29% para -0,62%), serviços bancários (0,82% para 0,00%), calçados (-0,49% para -1,56%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (0,35% para -0,01%). Já o grupo Comunicação não variou na passagem do primeiro decêndio de maio para o primeiro decêndio de junho.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) variou 0,27% no primeiro decêndio de junho, taxa superior a apurada no mês anterior, quando o índice foi de 0,18%. Os três componentes do INCC registraram as seguintes taxas da variação na passagem do primeiro decêndio de maio para o primeiro decêndio de junho: Materiais e Equipamentos (0,52% para 0,76%), Serviços (-0,07% para -0,09%) e Mão de Obra que não variou pelo terceiro mês consecutivo.
DOCUMENTO: https://portalibre.fgv.br/noticias/igp-m-sobe-136-na-1a-previa-de-junho
FGV. IBRE. 09/06/2020. Inflação pelo IPC-S avança em seis das sete capitais pesquisadas
O IPC-S de 07 de junho de 2020 registrou variação de -0,36%, ficando 0,18 ponto percentual (p.p.) acima da taxa divulgada na última apuração. Seis das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação.
A tabela a seguir, apresenta as variações percentuais dos municípios das sete capitais componentes do índice, nesta e nas apurações anteriores.

DOCUMENTO: https://portalibre.fgv.br/noticias/inflacao-pelo-ipc-s-avanca-em-seis-das-sete-capitais-pesquisadas
COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO
MEconomia. 08/06/2020. COMÉRCIO EXTERIOR. Balança comercial tem superávit de US$ 1,787 bilhão na primeira semana de junho. Corrente de comércio no período, com cinco dias úteis, chega a US$ 6,626 bilhões
A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,787 bilhão e corrente de comércio de US$ 6,626 bilhões, na primeira semana de junho de 2020 – com cinco dias úteis –, como resultado de exportações no valor de US$ 4,207 bilhões e importações de US$ 2,419 bilhões. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (8/6) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.
No ano, as exportações totalizam US$ 88,724 bilhões e as importações, US$ 71,365 bilhões, com saldo positivo de US$ 17,359 bilhões e corrente de comércio de US$ 160,089 bilhões.
Análise do mês
Nas exportações, comparadas a média até a primeira semana de junho de 2020 (US$ 841,33 milhões) com a de junho de 2019 (US$ 968,74 milhões), houve queda de -13,2%, em razão da diminuição nas vendas da Indústria Extrativista (-35,1%) e dos produtos da Indústria de Transformação (-18,0%). Por outro lado, aumentaram as vendas em Agropecuária (24,6%).
A queda nas exportações foi puxada, principalmente, pela diminuição das vendas dos seguintes produtos da Indústria Extrativista: Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus (-75,6%); Minério de ferro e seus concentrados (-14,1%); Outros minérios e concentrados dos metais de base (-41,5% ); Pedra, areia e cascalho (-46,1%) e Minérios de alumínio e seus concentrados (-21,4%).
Da mesma forma, também houve diminuição nas vendas dos produtos da Indústria de Transformação a seguir: Carnes de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas (-43,9%); Aeronaves e outros equipamentos, incluindo suas partes (-91,5%); Ferro-gusa, spiegel, ferro-esponja, grânulos e pó de ferro ou aço e ferro-ligas (-52,2%); Motores e máquinas não elétricos, e suas partes - exceto motores de pistão e geradores (-84,3%) e Instalações e equipamentos de engenharia civil e contrutores, e suas partes (-52,6%).
Nas importações, a média diária até a primeira semana de junho de 2020 (US$ 483,89 milhões), ficou 29,4% abaixo da média de junho do ano passado (US$ 685,72 milhões). Nesse comparativo, caíram os gastos nas compras, principalmente, com Agropecuária (-27,2%), Indústria Extrativa ( -21,7%) e produtos da Indústria de Transformação (-29,9%).
A queda das importações foi puxada, principalmente, pela diminuição das compras dos seguintes produtos agropecuários: Trigo e centeio, não moídos (-39,0%); Pescado inteiro vivo, morto ou refrigerado (-57,6%); Látex, borracha natural, balata, guta-percha, guaiúle, chicle e gomas naturais ( -58,6%); Frutas e nozes não oleaginosas, frescas ou secas (-34,3%) e Milho não moído, exceto milho doce ( -89,4%). Na Indústria Extrativa, a queda das importações ocorreu, principalmente, pela diminuição nas compras de Gás natural, liquefeito ou não (-100,0%); Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus (-9,2%); Outros minérios e concentrados dos metais de base (-88,2%); Carvão, mesmo em pó, mas não aglomerado (-10,2%) e Outros minerais em bruto (-24,8%).
Por fim, na Indústria de Transformação, a queda das importações se deu, principalmente, pela diminuição de compras com Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos, exceto óleos brutos (-61,7%); Partes e acessórios dos veículos automotivos (-58,6%); Adubos ou fertilizantes químicos, exceto fertilizantes brutos (-25,0%); Veículos automóveis para transporte de mercadorias e usos especiais (-76,1%) e Veículos automóveis de passageiros (-68,7%).
RESULTADOS PRELIMINARES
Na 1ª semana de Junho de 2020, a balança comercial registrou superávit de US$ 1,787 bilhão e corrente de comércio de US$ 6,626 bilhões, resultado de exportações no valor de US$ 4,207 bilhões e importações de US$ 2,419 bilhões. No ano, as exportações totalizam US$ 88,724 bilhões e as importações, US$ 71,365 bilhões, com saldo positivo de US$ 17,359 bilhões e corrente de comércio de US$ 160,089 bilhões.
DOCUMENTO: http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior/balanca-comercial-brasileira-semanal
CORONAVÍRUS
FGV. 08/06/2020. Impactos da COVID-19Efeitos da pandemia no esporte brasileiro e mundial
Em função da pandemia, grande parte do esporte está parada no mundo inteiro. E onde o esporte começa a retomar suas atividades, há uma série de protocolos com impactos nas suas receitas. Como os jogos com portões fechados, sem bilheteria. O Centro Internacional de Estudos do Esporte estimou uma perda de 30% no valor de mercado dos jogadores e dos times. Quem fala sobre o assunto é o Pedro Trengrouse, coordenador acadêmico da FGV Educação Executiva.
VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Zx9fiDZ8S-M
BANCOS
BACEN. 8 de junho de 2020. Ano 5. Edição 259. Relatório de Economia Bancária 2019 traz panorama da economia brasileira no ano passado. Documento analisa cenário do último ano. Medidas do BC para conter efeitos da COVID-19 também estão presentes.
O Banco Central lançou na última semana o Relatório de Economia Bancária (REB) relativo a 2019. Embora diga respeito aos eventos ocorridos no ano passado, a atual edição do documento, que é anual, também aborda as repercussões da pandemia da COVID-19 no Sistema Financeiro Nacional (SFN), especialmente sobre as projeções de crédito para 2020.
O REB 2019 mostra que o crédito manteve aceleração do crescimento no ano passado. O saldo dos empréstimos e financiamentos cresceu 6,5%, ante 5,1% em 2018. Os empréstimos para pessoas físicas cresceram 11,9%, embora os para as pessoas jurídicas tenham diminuído 0,1%. O comportamento foi heterogêneo entre as empresas segundo o porte, com maior crescimento para as empresas menores: 35,2% para microempresas, 13,7% para pequenas empresas e 1,8% para empresas de médio porte, ao passo que o saldo para grandes empresas caiu 4,4%.
“Os números mostram que o crédito vem sendo cada vez mais direcionado às micro, pequenas e médias empresas e às famílias, o que é bastante positivo”, comentou o diretor de Política Econômica do BC, Fabio Kanczuk, durante a coletiva virtual de divulgação do REB 2019.
“Houve um movimento de maior acesso e maior democratização do crédito. Também observamos um desenvolvimento do mercado de capitais como outra forma eficiente de acesso ao crédito”, completou o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello.
Também citada por Kanczuk e Pinho de Mello, a portabilidade de crédito manteve a tendência de crescimento observada nos anos anteriores. Foram efetivados 4,56 milhões de pedidos de portabilidade (alta de 25,1% em relação a 2018), movimentando R$39,9 bilhões (aumento de 43,9%). Destaque para o expressivo crescimento da portabilidade do crédito imobiliário, que dobrou a sua participação no valor total das operações portadas com 4.610 efetivações (aumento de 213,8%) e R$1,68 bilhão de valor portado (aumento de 187,6%). Apesar desse crescimento, considerando apenas as operações contratadas antes de 2019, adimplentes e com taxas de juros acima de 10%, o potencial de operações que poderiam se beneficiar direta ou indiretamente da portabilidade é muito maior (570 mil operações, representando R$102,8 bilhões).
Já o Indicador de Custo do Crédito (ICC) agregado, que reflete o custo das operações de crédito sob a ótica do tomador, atingiu 20,3% em dezembro de 2019, apresentando redução de 0,1 ponto percentual em relação ao ano anterior. A decomposição do ICC mostrou queda nos componentes custos de captação e de inadimplência e elevação da margem financeira do ICC.
Sobre a concentração no SFN, Pinho de Mello mencionou que vem caindo lentamente, mas salientou que o mais importante é a competição verificada no mercado bancário do país. “Vemos uma normalização no SFN no que diz respeito ao tema, com mais competição de 2017 para cá”, disse.
Cooperativismo e Agenda BC#
No cooperativismo, uma série de ações buscaram incrementar o funding do setor. Entre elas, a possibilidade de captação de recursos por meio de letra financeira e a captação de poupança por cooperativas singulares. No microcrédito, o limite de renda para enquadramento de operações nessa categoria foi ampliado de R$120 mil para R$360 mil.
Pauta de trabalho do BC baseada na democratização financeira, o REB cita que a Agenda BC# desenvolveu 275 ações ao longo do ano passado. Dessas, 42,2% foram concluídas e 57,8% estão em andamento.
“Alguns exemplos da Agenda BC# são o Sandbox regulatório, para promover a inovação segura; o Open Banking, que dá ao cidadão o poder sobre suas informações financeiras e incentiva a competição; a escrituração eletrônica, que é o aumento na segurança de garantias; o PIX, que é o sistema de pagamentos instantâneos; e uma série de ações voltadas às instituições de pagamento e credenciadoras”, citou o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução.
Covid-19
Especificamente no combate à Covid-19, o Relatório traz as medidas tomadas pelo Banco Central até 31 de março. O documento lembra que, por conta da pandemia, que implicou uma profunda mudança do cenário econômico, o BC rapidamente reorganizou parte de sua agenda de trabalho.
Um dos principais objetivos da autoridade monetária em momentos de crise de grande porte, como a atual, afirma o REB, é manter a funcionalidade dos mercados financeiros e de crédito, de modo a minimizar os efeitos negativos no SFN e no lado real da economia.
Entre as medidas tomadas pelo BC para mitigar os efeitos da pandemia estão a redução da alíquota do recolhimento compulsório sobre recursos a prazo, facilitação para a renegociação de operações de crédito, redução do Adicional de Conservação de Capital Principal pelo prazo de um ano e flexibilização de regras da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) para aumentar o crédito para o setor rural, entre outras.
Boxes
O REB 2019 também apresenta um conjunto de boxes – espaços voltados à análise de temas específicos relacionados ao SFN, baseados em resultados de estudos e pesquisas e aspectos metodológicos.
Entre os assuntos analisados pelos boxes estão indicadores de endividamento de risco e perfil do tomador de crédito; fatores relacionados à saída de famílias do Cadastro Único; efeitos de longo prazo da educação financeira em escolas brasileiras: evidências de ação educacional de 2010-2011; decomposição do custo do crédito e do spread; e atuação do Banco Central na prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo – PLD/FT, entre outros.
RELATÓRIO: https://www.bcb.gov.br/content/publicacoes/relatorioeconomiabancaria/REB_2019.pdf
AVIAÇÃO
BOEING. REUTERS. 9 DE JUNHO DE 2020. Boeing entrega apenas 4 aeronaves em maio
Por Eric M. Johnson e Rachit Vats
(Reuters) - As entregas de aeronaves da Boeing pioraram ainda mais em maio, conforme o impacto esmagador da pandemia de coronavírus nas companhias aéreas ampliou a crise causada pela suspensão de seu avião 737 MAX, mostraram dados da empresa nesta terça-feira.
A fabricante de aviões dos EUA informou que entregou apenas quatro aeronaves em maio, abaixo das seis entregues em abril, seu pior maio em seis décadas e cerca de 87% menos do que entregou aos clientes no mesmo período do ano passado.
As entregas são financeiramente importantes para as fabricantes de aeronaves porque as companhias aéreas pagam a maior parte do preço de compra apenas quando recebem o avião.
Os clientes também cancelaram pedidos para outros 18 aviões no mês passado, incluindo 14 jatos MAX que eram o avião mais vendido da empresa até protagonizar dois acidentes há pouco mais de um ano.
Enquanto a Boeing retomou a produção na semana passada e espera fazer entregas do MAX no terceiro trimestre, muitas companhias aéreas cancelaram ou adiaram as entregas, pois o setor enfrenta as consequências de um colapso total nas viagens aéreas desde janeiro.
A Boeing recebeu nove novos pedidos de aviões de grande porte e suas entregas incluíram dois cargueiros 777 e um 767, uma aeronave para as forças armadas dos EUA, mas nenhum avião de passageiros.
Depois de mais ajustes contábeis que representam jatos encomendados em anos anteriores, cujas entregas agora são improváveis, os pedidos líquidos ajustados da Boeing caíram para 602 aviões negativos.
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LGCJ.: