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April 2, 2020


CORONAVÍRUS / BRASIL



MSaúde. Central de informações sobre Coronavírus/COVID-19 no Brasil: https://coronavirus.saude.gov.br/

MRE. DCOM. 02/04/2020. Participação do ministro Ernesto Araújo em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=8ZM9i0w-eRM&t=5s

MEconomia. 31/03/2020. COVID-19. Nova versão do aplicativo Coronavírus SUS envia mensagens de alertas para usuários. Atualização do app, já disponível nas plataformas digitais, aumenta oferta de serviços no combate à pandemia

O aplicativo Coronavírus SUS, desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) e ofertado nas lojas virtuais do Governo do Brasil e nas principais plataformas digitais, ganhou uma atualização. Entre as principais novidades está o envio de mensagens e alertas por meio do gerenciador de notificações dos dispositivos móveis.

Disponível de forma gratuita desde de 28 de fevereiro, o aplicativo Coronavirus SUS, já baixado por mais de 3,5 milhões de usuários, reforça as ações do governo federal no combate à proliferação do novo coronavírus no país. A recente atualização permite que o Ministério da Saúde possa enviar mensagens e alertas aos celulares e tablets, mesmo com o app fechado ou não sendo utilizado naquele momento. A ferramenta deixa que a Secretaria de Vigilância em Saúde disponibilize comunicados para usuários em geral ou segmentos públicos específicos.

O teste de possível infecção também foi aprimorado. Foram incluídos novos dados que qualificam o usuário dentro dos grupos de risco, conforme idade, sexo e comorbidades (associação de duas ou mais doenças). As recomendações para o usuário, de acordo com o resultado do teste, estão classificadas em: caso provável, não provável, grave e indicação de isolamento. Vale ressaltar que o teste é apenas um indicativo, precisando ser referendado por uma autoridade médica.

Os detalhes sobre as unidades básicas de saúde mais próximas também foram atualizados e agora informam, por exemplo, os horários de atendimento ao público e se, no momento da consulta, estão abertas ou fechadas.

O conteúdo do aplicativo está disponível, além de língua portuguesa, em espanhol e inglês, ampliando o acesso à informação a estrangeiros. Ainda, a plataforma ganhou recursos de acessibilidade, garantindo informações às pessoas com deficiência.

Loja Governo do Brasil

Assim como o aplicativo Coronavirus SUS, a loja de aplicativos do Governo do Brasil, gerenciada pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, disponibiliza mais de 70 outras aplicações de interesse do cidadão, como serviços para aposentados e pensionistas, por meio do Meu INSS, além de Carteira Digital de Trânsito, Carteira de Trabalho Digital, entre outros.

Desde julho de 2019, a loja oficial já registrou mais de 20 milhões de downloads . A conta única permite uma melhor gestão dos programas, centralizando as informações e facilitando seu aperfeiçoamento. Além disso, oferece garantias ao usuário de que aquele aplicativo é oficial e confiável. A reunião de apps móveis em um único ambiente virtual atende diretriz disposta no Decreto 9.756/2019, que trata da unificação de canais digitais do governo federal.



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US ECONOMICS



CORONAVIRUS



U.S. Department of State. 04/01/2020. U.S. Purchase of Needed Supplies from Russia. Morgan Ortagus, Department Spokesperson

The United States is committed to the global fight against COVID-19.  We are a generous and reliable contributor to crisis response and humanitarian action across the world, but we cannot do it alone.  The countries of the G20 agreed last week to work together to defeat the coronavirus, and we are working closely with these countries and others to ensure that critically needed supplies get to those in need.

As a follow-up to the March 30 phone call between President Trump and President Putin, the United States has agreed to purchase needed medical supplies, including ventilators and personal protection equipment, from Russia, which were handed over to FEMA on April 1 in New York City.

Both countries have provided humanitarian assistance to each other in times of crisis in the past and will no doubt do so again in the future.  This is a time to work together to overcome a common enemy that threatens the lives of all of us.

U.S. Department of State. 04/02/2020. Briefing With Ambassador at Large for International Religious Freedom Sam Brownback On COVID-19 Impact on Religious Minorities.

  • Samuel D. Brownback, Ambassador at Large for International Religious FreedomOffice of International Religious Freedom

MS ORTAGUS:  Thank you very much.  Good afternoon, everyone.  Thank you so much for joining us on another briefing call.  We have someone that is not a stranger to our State Department bullpen, Ambassador Sam Brownback, who is going to talk to all of us today, give us a brief on what is happening with religious minorities during the COVID-19 pandemic.  This call will be on the record and it also is going to be embargoed until the end of the call, please.  We will, as you heard, have our normal Q&A session.  You press 1 and then 0.

So I’m going to turn it over to the ambassador now, who’s going to give some brief opening remarks, and then we’ll jump right into Q&A.  Sam.

AMBASSADOR BROWNBACK:  Yes.  Thanks, Morgan.  I appreciate that, and thanks, all of you, for being on the line and interest.  I want to stay focused on one particular topic if at all possible, and that’s the position right now and what’s happening to religious prisoners around the world.

In this time of pandemic, religious prisoners should be released.  We call on all governments around the world to do so.  It’s a good public health move for their nations and it’s morally obviously the right thing to do.  We unfortunately have a number of religious prisoners around the world in various countries that are being held, and I just wanted to cite a few of those that are taking place right now.

Iran, the Iranian regime:  Now, recently – and I was pleased to see this – it furloughed some 100,000 prisoners of conscience to mitigate the spread of COVID-19 to this high-risk group.  Any group that’s being held in a prison, this is inherently a very tight space of an easy-to-spread situation there.  But they need to – they have not released a number of high-profile religious prisoners in Iran and we call on them to release all of them.

China continues to have a number of people imprisoned for their faith.  We know that as far as the situation in Xinjiang, but we also know it happens and it continues to take place with Protestant and Catholic churches, house church and even officially recognized church, and then the Falun Gong members and Tibetan Buddhists have – a number of them are in prison.  And again, those should all be released in this time of pandemic.

Vietnam has 128 prisoners of conscience that are in prison right now, and we call on them to release those prisoners.

Russia has nearly around 240 prisoners of conscience, including 34 Jehovah Witnesses.

Eritrea has 40 prisoners of conscience, including Jehovah’s Witnesses, and Indonesia has over 150 prisoners of conscience – well, excuse me, let me back up on that.  Indonesia has over 150 that are in jail now for blasphemy law violations.  And we believe that all of these should be released by any country that’s holding religious prisoners at this point in time.

We have been pushing this with our alliance members.  We have 29 countries and the – our International Religious Freedom Alliance had a telephonic call yesterday with that group, brought this topic up, and I believe we will see a number of other nations join the call for the release of religious prisoners at this point in time.

This is a – something that we have worked on, I have worked on personally, and we as an office have worked on for years to get religious prisoners released.  These are people that should not be in jail in the first place.  They are simply in jail for peacefully practicing their faith, and yet various regimes put these peaceful prisoners in jail.  This is an important time to pursue this objective of getting them completely released from prisons that they’re in for obvious reasons.

I thank you all.  I do believe that the religious community – you’re going to continue to see a strong response from it in the COVID virus environment to try to be as helpful as possible through this pandemic, but I particularly wanted to focus on this issue of religious prisoners being released and calling on governments to do so now.

Morgan, I’d be happy to stand for questions later on this.

MS ORTAGUS:  Okay, great.  I think all of you have the instructions for how to do it, and Ruben, hold on one second.  I don’t think I have the list yet.  I’m being slow.  Ruben, why don’t you go ahead and start the Q&A if you have the list.

MR HARUTUNIAN:  The first question is from Kim Dozier.

OPERATOR:  One moment, please.

QUESTION:  (Inaudible) this call.  We had noticed that there’s been a hashtag trending in India, #CoronaJihad, hinting or intimating that somehow (inaudible) coronavirus has been spread by the Muslim community.  Are you tracking how the coronavirus has exacerbated any anti-Muslim activity like this?  And also, is Kashmir getting the aid it needs at this time?

AMBASSADOR BROWNBACK:  We are tracking the blaming of religious minorities for COVID virus, and unfortunately, it is – it’s happening in various places.  This is wrong by governments to do this.  It is – the governments really should put this down and state very clearly that this is not the source of the coronavirus.  It’s not the religious minority communities.  And they should go out there in open messaging and say no, this is not what happened.  We know where this virus originated.  We know it’s a pandemic the whole world is being subjected to and it’s not a – it’s not something from religious minorities.  But unfortunately, we are seeing that sort of blame game getting started up in different places around the world, and we hope it gets pushed back aggressively by those host governments.

I don’t have specific knowledge on Kashmir, whether or not it’s getting the type of aid it needs.  We do call on governments to work with their religious minorities in this time of pandemic and make sure they are getting the needed resources and aid.  We’ve seen a situation in several countries where oftentimes a religious minority is excluded from the public health need and distribution in nations, and we’re calling on all nations to distribute this at this time of pandemic to all communities regardless of religious affiliation or otherwise.

QUESTION:  And sir, have you had any specific conversations with Indian officials about this yet?

AMBASSADOR BROWNBACK:  I have not with Indian officials yet.

QUESTION:  Thank you.

MS ORTAGUS:  Okay.  Just a reminder to everybody that you have to dial 1 and 0 to get in the queue for questions.  Ruben, do we have anybody else lined up yet?

MR HARUTUNIAN:  Matt Lee has the next question.

MS ORTAGUS:  Great.

QUESTION:  Hey.  Thanks a lot, ambassador.  Appreciate it.  Hey, Morgan, I had sent some other questions not on this topic to PA press duty earlier, but – basically on the amount of money that was paid for the aid from Russia yesterday, whether or not our aid to foreign countries has actually been suspended, and also asking for reaction on the Pakistan – the overturning of the murder charge in the Danny Pearl case.  Can someone get back to all of us, maybe, on those three questions?

And for the ambassador, do you have – thank you for your – for the highlighting of those specific countries, but do you have an estimate or a good handle on the number of people worldwide who are imprisoned for religious reasons that you would like to see – that should be released?

AMBASSADOR BROWNBACK:  We track it country by country, and so we could come up with that number.  What I cited to you were some of the countries that have some of the most religious prisoners in it, but they’re – they exist in unfortunately too many countries.  We could take a run at that, and we’ll do that.  We’ll see if we can come up with a rough estimate of what we have in our reporting to put forward.  The ones I put forward in front of you were the – some of the bigger total numbers.

QUESTION:  Right, okay, but I mean, it’s obviously in the tens of thousands?  I mean, you say Iran has – that Iran furloughed a hundred thousand, but I mean, are we talking tens of thousands, thousands, hundreds of thousands?  Do you have any idea?

AMBASSADOR BROWNBACK:  Yeah.  Unfortunately, we’re talking millions, and that’s just China, honestly.  I mean, you’ve got – in the Uighur situation, you’ve got a million Muslims being held in those detention facilities.

Now, I don’t want to exclusively focus on that.  Iran, as I mentioned, furloughed a hundred thousand, and in some of these places we really don’t have a good grasp of the total number and the amount.  Those two nations, though, just in and of themselves – North Korea has a very high number, and we don’t know how many are in their gulag system that they have, and they would be under exceeding exposure to COVID.  And unfortunately in some of these prison situations too they allow their prisoners to be kept in very crowded, unsanitary conditions and they die there, and that’s just allowed by the government rather than being concerned at all for the health and safety of these – of their citizens, even though they may not agree with their religious practices.

QUESTION:  Thank you.

MR HARUTUNIAN:  Next question is from Michele Kelemen.

QUESTION:  Request to have PA respond to things like how much we paid for the aid to Russia.  But I do have some questions for —

MS ORTAGUS:  Yeah, we’re not going to.  We’re not going to respond to that.  We have nothing to say beyond the statement that went out last night.

QUESTION:  Okay.  Are you – Ambassador Brownback, are you offering any help to Afghan Sikhs following last week’s ISIS attack?  There are some groups that are calling for resettlement, for instance.

And I also have a question about aid delivery to religious minorities in Iraq.  Is that continuing, or has that been affected either by the outbreak or the scaling back of the U.S. consulate in Erbil for security reasons?

AMBASSADOR BROWNBACK:  We’ve been meeting – our office has been meeting with representatives of the Sikh community about that horrific attack that took place in Kabul and discussing this issue.  That would be in other areas and obviously would involve multiple agencies with that, and I’ll be meeting directly with Sikh representatives – I’ll be meeting telephonically with Sikh representatives soon.  I don’t know about the aid delivery system in northern Iraq, whether that’s been disrupted.  I would think it probably has just because everything’s been disrupted, but I don’t have individual information on that.

MR HARUTUNIAN:  Can we go to the line of Rich Edson for the next question, please?

QUESTION:  Question on what we’re seeing from governments that are cracking down on their populations citing COVID.  Are you seeing much of that, or to what extent are you seeing it when it comes to cracking down on religious minorities, in other words, using the COVID crisis to single out and target religious minorities?

AMBASSADOR BROWNBACK:  I would say fortunately the reporting that we are seeing is that governments are, by and large, not doing that and in some cases being more lenient towards religious minorities, treating them like people instead of like something to desperately oppose and put down.  But that’s just anecdotal information.  A lot of our posts are limited on what they can get out and see and hear themselves, so this is sort of the reporting that I get back through informal networks of people.

This is – one of the good things going on now, if you can find good things, is that it has really brought a much more united humanity together in recognizing we are all in this together.  This is all of us.  It doesn’t matter what you believe.  Everybody is subjected to this attack on humanity.  And we’re actually starting to see more relaxing and opening up, and we’re calling for more of it.  It needs to take place.  You need these governments to work with these religious communities – majority or minority or otherwise – to help distribute aid and get information out.

A lot of times in developing countries the religious community is the most organized in the place to be able to distribute information and assistance, and we need to work through these communities, whether you agree with them or not.  And we’re starting to see some openness in various countries.  It varies from place to place, but we’re – I’m seeing a more encouraging trend.  And I am particularly hopeful we can get a number of these religious prisoners out of jail that I’ve been advocating for years, and usually it’s one at a time.  But none of them should be in jail, and they all should be allowed to be free to practice their faith peacefully, and I think this is a key time for governments to exercise that.

MR HARUTUNIAN:  The next questioner is Nick Wadhams.

QUESTION:  Thank you very much for the call.  Ambassador Brownback, I had a question about the fact that religious groups all around the world – in many cases – have been resisting social distancing guidelines and resisting the call to shut down large gatherings of people.  Do you have a take on whether religious groups should be holding services in these times?  Thank you.

AMBASSADOR BROWNBACK:  Well, my take of it is that religious groups should practice social distancing.  That’s what we need to do.  I haven’t been to mass myself in several weeks, and it’s the longest period I’ve gone without going to mass, and I think people should be doing this to stop the spread of the virus.  And I think most religious communities are adhering to the global guidance on what needs to be done to stop this.  There are some that are not, but I think by and large most religious communities are being very responsible, and I think you’re going to see a number of them act to be helping people as this hits more in the developing world and you’re going to have more of a reliance on the religious community for distributing the aid and information.  There are some that I think are doing questionable things, but I think most are being quite responsible.

MR HARUTUNIAN:  Next question is from Joel Gehrke.

QUESTION:  Hi.  Thank you for doing this.  I have two questions.  The first I think is probably related to Matt Lee’s question earlier, but do you have a sense of how many people are – how many religious prisoners are in particularly acute danger of catching the coronavirus, perhaps severely?  You alluded to North Korea, but are there any places, perhaps in Xinjiang or elsewhere, where you know there might be a particularly high risk of the virus reaching some of these detention centers or cases?

And then more – a little more broadly, with all the discussion about China’s candor about the coronavirus, for instance, I wonder, have you found that this is changing any minds in terms of the diplomatic conversation with third-party countries about whether – about what’s happening in Xinjiang?  I know there have been some – some countries work more closely with the U.S. than others in lobbying against that.

AMBASSADOR BROWNBACK:  Good question.  The acute danger ones that immediately come to my mind are – is Iran, simply because it’s got hit big early and you’ve got a number of notorious prisons that are there that are quite overcrowded and unsanitary conditions, and we have that from eyewitnesses that have been held as religious prisoners and get out of those places.  North Korea is one just because, again, of individual reporting, the eyewitnesses of people that have gotten out and escaped North Korea of the horrific conditions in those areas.  But then just any of these, honestly, where you’ve got a tight crowded situation, we know how quickly and easily this virus spreads and how much you have to get on top of it if you’re a person that gets hit by very difficult symptoms with it.

For as far as the changing views on China and Xinjiang, I haven’t noticed anything different right now because everybody is just so focused on the pandemic, as well we should be, and that’s the cause at hand.  I do think people are recognizing the need for transparency and open reporting and a free press and the value of those things to have accurate information being put out to the entire world, and the world needs accurate information.

MR HARUTUNIAN:  The next question is from Jennifer Hansler.

QUESTION:  Hi, thanks.  I was wondering if you’d talk a little bit about the situation of the Rohingya refugees in Bangladesh, as well as reports that the Burmese armed forces have resumed attacks, perhaps under the cover of COVID.  Have you had any discussions with Burmese officials about this, any warnings?  Thanks.

AMBASSADOR BROWNBACK:  We have not had – I have not had; now, there may be other places that have had – warnings from the Burmese officials about this.  The Rohingya situation is horrific.  I’ve been there.  When we talk about a crowded place, that if this – that if COVID got going there it would just spread like wildfire.

My heart is really – I mean, it’s been terrible what’s going on in the Western world.  We really, too, want to go out and our AID efforts into the developing world, that if these sorts of viruses start spreading there, just the ability to be able to react is so difficult and limited in many of these places.  There was a comment by a cardinal in Nigeria watching what was taking place in Europe and saying, gosh, if this hits Nigeria, we just don’t have the resource and capacity that exists in the Western world and asking for help.

But I don’t have anything further, new information on what – if the Burmese are picking these attacks back up at this point in time.  We do need a concerted global effort on the Rohingya to allow them to go back to their homeland and in safety, to be able to do that.

MS ORTAGUS:  Ruben, do we have – oh, do we have time for one more?  Okay.  We might have lost Ruben.  I think Said was next in the queue.  Said Arikat.

QUESTION:  Thank you.  Yes.  Thank you, Morgan.  Thank you, ambassador, for doing this.  Sir, I know you mentioned many countries.  You also mentioned prisoners of conscience.  I have two questions.  I didn’t hear whether you mentioned Egypt and those who are in prison, being accused of being members of the Muslim Brotherhood.

I also wanted to ask you whether the Palestinian prisoners in Israeli prisons fall under that category, especially there are some juveniles.  There are thousands, literally, that were slated to be released many years ago.  So I wonder if you have a comment on that.  Thank you.

AMBASSADOR BROWNBACK:  Yeah.  In Egypt – I want to scroll down to my information.  We do have – there are activists that are in jail in Egypt and that we would call on the government there to release them.  In a number of these situations, we get pushback from people saying, look, you call them religious prisoners, we call them political activists, and in some cases they call them terrorists.  And so we are often debating those issues with governments, and I don’t have portfolio outside of religious freedom.  I am looking at the side of this that when these are individuals that are peacefully practicing their faith – now, if the person is practicing their faith and they’re doing it by being a jihadist and attacking and trying to blow up buildings, I think governments have every right to lock them up.  And we do that ourselves in the U.S., and I have had that happen in my state when I was governor of Kansas.

So that – I’m not going to get in a dispute with people there.  I’m talking about individuals that are peacefully practicing their faith and are arrested because they are advocates for their faith that are peaceful about it.  Now, I’m not going to get in a debate about whether somebody is in another category.  If they have committed actual crimes in doing things, I think governments have a response that’s certainly legitimate to protect the broader community.  We’re asking for once your peaceful practitioners to be released.

MR HARUTUNIAN:  And the last question is from Lalit Jha.  Lalit?  I don’t think he’s on the line anymore.

MS ORTAGUS:  Yeah.  Is there anyone else in the queue, Ruben?

MR HARUTUNIAN:  There is no one else.

MS ORTAGUS:  Okay.  Thank you so much, everybody.  I appreciate it.  Thank you so much, ambassador, for doing this today.

AMBASSADOR BROWNBACK:  Thank you, Morgan.  Thank you, everybody.  Goodbye.



UNEMPLOYMENT



DoL. BLS. REUTERS. 2 DE ABRIL DE 2020. Pedidos de auxílio-desempego nos EUA devem ter atingido novo recorde
Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - O número de norte-americanos que entraram com pedidos de auxílio-desemprego provavelmente chegou a uma máxima recorde pela segunda semana seguida já que mais jurisdições adotaram medidas para que as pessoas fiquem em casa para combater a pandemia de coronavírus.

Os dados desta quinta-feira de pedidos de auxílio-desemprego pelo Departamento do Trabalho, os mais atuais sobre a saúde da economia, devem mostrar que as solicitações superaram o recorde da semana passada de 3,3 milhões. Eles provavelmente vão reforçar as visões de economistas de que o mais longo boom do emprego na história dos Estados Unidos deve ter chegado ao fim em março.

Mais de 80% dos norte-americanos estão sob alguma forma de confinamento, contra menos de 50% há duas semanas, deixando os escritórios estatais de emprego sobrecarregados com uma avalanche de pedidos.

“O mercado de trabalho dos EUA está em queda livre”, disse Gregory Daco, economista-chefe do Oxford Economics.

“A perspectiva de mais medidas de confinamento e o fato de que muitos Estados ainda não conseguiram processar o total de pedidos de auxílio-desemprego sugerem que o pior ainda está por vir.”

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego provavelmente chegaram a 3,5 milhões em dados ajustados sazonalmente na semana encerrada em 28 de março, de acordo com pesquisa da Reuters. As estimativas no levantamento chegaram a até 5,25 milhões.





INTERNATIONAL TRADE



U.S. Census Bureau. 04/02/2020. U.S. International Trade in Goods and Services

The nation's international trade deficit in goods and services decreased to $39.9 billion in February from $45.5 billion in January (revised), as imports decreased more than exports.
  • February 2020: 39.9° $ billion
  • January 2020 (r): 45.5° $ billion
(*) The 90% confidence interval includes zero. The Census Bureau does not have sufficient statistical evidence to conclude that the actual change is different from zero.

(°) Statistical significance is not applicable or not measurable for these surveys. The Manufacturers’ Shipments, Inventories and Orders estimates are not based on a probability sample, so we can neither measure the sampling error of these estimates nor compute confidence intervals.

(r) Revised.

All estimates are seasonally adjusted except for the Rental Vacancy Rate, Home Ownership Rate, Quarterly Financial Report for Retail Trade, and Quarterly Services Survey. None of the estimates are adjusted for price changes.

DoC. BEA. April 2, 2020U.S. International Trade in Goods and Services, February 2020

The U.S. Census Bureau and the U.S. Bureau of Economic Analysis announced today that the goods and services deficit was $39.9 billion in February, down $5.5 billion from $45.5 billion in January, revised.


U.S. International Trade in Goods and Services Deficit
Deficit:$39.9 Billion-12.2%°
Exports:$207.5 Billion-0.4%°
Imports:$247.5 Billion-2.5%°
Next release: May 5, 2020
(°) Statistical significance is not applicable or not measurable. Data adjusted for seasonality but not price changes
Source: U.S. Census Bureau, U.S. Bureau of Economic Analysis; U.S. International Trade in Goods and Services, April 2, 2020

Goods and Services Trade Deficit, Seasonally adjusted

Exports, Imports, and Balance (exhibit 1)

February exports were $207.5 billion, $0.8 billion less than January exports. February imports were $247.5 billion, $6.3 billion less than January imports.

The February decrease in the goods and services deficit reflected a decrease in the goods deficit of $5.9 billion to $61.2 billion and a decrease in the services surplus of $0.4 billion to $21.3 billion.

Year-to-date, the goods and services deficit decreased $19.7 billion, or 18.7 percent, from the same period in 2019. Exports increased $1.1 billion or 0.3 percent. Imports decreased $18.6 billion or 3.6 percent.

Three-Month Moving Averages (exhibit 2)

The average goods and services deficit decreased $1.3 billion to $44.7 billion for the three months ending in February.

Average exports decreased $0.1 billion to $208.4 billion in February.
Average imports decreased $1.3 billion to $253.1 billion in February.
Year-over-year, the average goods and services deficit decreased $10.6 billion from the three months ending in February 2019.

Average exports increased $1.6 billion from February 2019.
Average imports decreased $9.0 billion from February 2019.

Exports (exhibits 3, 6, and 7)

Exports of goods increased $1.0 billion to $137.2 billion in February.

  Exports of goods on a Census basis increased $1.0 billion.

Industrial supplies and materials increased $0.7 billion.
Fuel oil increased $0.5 billion.
Other petroleum products increased $0.5 billion.
Automotive vehicles, parts, and engines increased $0.5 billion.
Automotive parts and accessories increased $0.3 billion.
Consumer goods decreased $0.7 billion.
Pharmaceutical preparations decreased $0.3 billion.
Gem diamonds decreased $0.2 billion.
  Net balance of payments adjustments decreased less than $0.1 billion.

Exports of services decreased $1.7 billion to $70.3 billion in February.

Travel decreased $1.3 billion.
Financial services decreased $0.3 billion.
Transport decreased $0.2 billion.

Imports (exhibits 4, 6, and 8)

Imports of goods decreased $5.0 billion to $198.4 billion in February.

  Imports of goods on a Census basis decreased $5.1 billion.

Capital goods decreased $3.7 billion.
Computers decreased $1.4 billion.
Telecommunications equipment decreased $0.6 billion.
Computer accessories decreased $0.5 billion.
Industrial supplies and materials decreased $1.6 billion.
Fuel oil decreased $0.6 billion.
Organic chemicals decreased $0.4 billion.
Consumer goods decreased $1.1 billion.
Automotive vehicles, parts, and engines increased $1.4 billion.
Passenger cars increased $1.4 billion.
  Net balance of payments adjustments increased $0.2 billion.

Imports of services decreased $1.4 billion to $49.1 billion in February.

Travel decreased $0.8 billion.
Transport decreased $0.5 billion.

Real Goods in 2012 Dollars – Census Basis (exhibit 11)

The real goods deficit decreased $9.0 billion to $69.0 billion in February.

Real exports of goods increased $3.7 billion to $150.5 billion.
Real imports of goods decreased $5.3 billion to $219.5 billion.

Revisions

In addition to revisions to source data for the January statistics, exports of energy-related petroleum products in exhibit 17 were revised beginning with January 2019 to incorporate corrections that averaged $229 million per month. These corrections did not affect other exhibits.

Revisions to January exports

Exports of goods were revised down $0.1 billion.
Exports of services were revised down $0.1 billion.
Revisions to January imports

Imports of goods were revised down less than $0.1 billion.
Imports of services were revised down $0.1 billion.

Goods by Selected Countries and Areas: Monthly – Census Basis (exhibit 19)

The February figures show surpluses, in billions of dollars, with South and Central America ($5.9), Brazil ($1.9), Hong Kong ($1.5), United Kingdom ($1.3), OPEC ($1.2), Singapore ($0.7), and Saudi Arabia ($0.3). Deficits were recorded, in billions of dollars, with China ($19.7), European Union ($12.6), Mexico ($9.7), Japan ($5.1), Germany ($4.8), Italy ($2.3), South Korea ($1.7), India ($1.6), Canada ($1.6), Taiwan ($1.5), and France ($0.5).

The deficit with China decreased $4.0 billion to $19.7 billion in February. Exports decreased $0.3 billion to $7.5 billion and imports decreased $4.2 billion to $27.2 billion.
The deficit with the European Union (excluding the United Kingdom) decreased $2.2 billion to $12.6 billion in February. Exports decreased $0.6 billion to $22.4 billion and imports decreased $2.7 billion to $35.0 billion.
The deficit with South Korea increased $1.1 billion to $1.7 billion in February. Exports decreased $1.0 billion to $4.7 billion and imports increased $0.2 billion to $6.4 billion.

FULL DOCUMENT: https://www.bea.gov/system/files/2020-04/trad0220.pdf



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ORGANISMS



CORONAVIRUS



THE WORLD BANK GROUP. 03/02/2020. World Bank Group launches emergency coronavirus support for developing countries

We are acting quickly to step up support as countries respond to the COVID-19 crisis and face a wide range of consequences. With approval today from its Board, the Bank Group is immediately launching emergency support through operations around the world. And this urgent help to governments and companies is just the start of a broader effort. Read More

Quotable: “The poorest and most vulnerable countries will likely be hit the hardest,” said World Bank Group President David Malpass. “The World Bank Group is taking broad, fast action to reduce the spread of COVID-19 and we already have health response operations moving forward in over 65 countries.”

Go deeper: Learn how the World Bank Group is responding to the COVID-19 (coronavirus) pandemic. Explore our multilingual portal. Click, bookmark and come back for updates.

Regional Economic Update: Developing economies in East Asia and the Pacific (EAP) face the prospect of a global financial shock and recession. These are six ways that EAP can weather the COVID-19 shock. Read the full report.

Collaboration in South Asia: The deadly COVID-19 pandemic is bringing together leaders of South Asian countries in a way rarely seen in recent years. Learn how.

Thinking Ahead: The response to COVID-19 may not only minimize pain and suffering now, but can also build the foundation for a greener, safer, and more prosperous future. This is how.

Another angle: The COVID-19 shock has opened a window of opportunity to scale up urgently needed climate action.

Impact on Education: As of March 28, more than 1.6 billion children and youth have been forced out of school in 161 countries. The challenge with the pandemic is to reduce as much as possible the negative impact this pandemic will have on learning and schooling.

Explore the data: Our new portal provides an array of real-time data, statistical indicators, and other types of data relevant to the coronavirus pandemic.

Fighting fake medicine and supplies: Shortages in COVID-19 related products are likely, opening the door to criminals who peddle falsified and substandard health products.

Also read: 84 countries reported changes to social protection systems as a COVID-19 response. During this crisis, governments are considering direct financial transfers to households and small businesses.

Snapshot: The spread of the coronavirus is driving up the prices of medical supplies as production struggles to meet demand. To retain production of essential supplies for domestic consumers, several countries have imposed restrictions on exports of medical products.

Protecting Projects: Economic disruptions are cascading globally as a result of COVID-19. See how this is affecting infrastructure investors.

FULL DOCUMENT: https://www.worldbank.org/en/news/feature/2020/04/02/the-world-bank-group-moves-quickly-to-help-countries-respond-to-covid-19?cid=ECR_E_NewsletterWeekly_EN_EXT&deliveryName=DM58542



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ECONOMIA BRASILEIRA / BRAZIL ECONOMICS



CORONAVÍRUS



PR. CORONAVÍRUS. 01/04/2020. Confira algumas ações do Governo Federal para diminuir os impactos do coronavírus. Em entrevista coletiva, ministros informaram medidas implantadas para enfrentamento do covid-19

Em coletiva à imprensa, realizada nesta quarta-feira (1), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) os ministros da Saúde, Agricultura, Relações Exteriores, Ciência e Defesa informaram as ações que cada ministério está tomando para atenuar os efeitos do coronavírus no País.

Algumas ações do Governo Federal 

Saúde

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que o Governo Federal vai financiar pesquisas sobre novos métodos de diagnóstico, tratamento e interrupção da transmissão do coronavírus no País. Serão destinados R$ 50 milhões pelos ministérios da Saúde e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições científicas através de Chamada Pública Nacional, que será publicada ainda nesta semana na plataforma do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

O ministro ainda informou que já está acontecendo a distribuição dos 500 mil testes rápidos para diagnóstico de coronavírus em todo o País. Os testes irão atender os profissionais que atuam nos serviços de saúde e agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de síndrome gripal. Este é o primeiro lote de um total de 5 milhões de testes rápidos adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde.

Além disso, o Ministério da Saúde fará o monitoramento à distância da saúde da população através do Telesus 136.  A ação permitirá a busca ativa para identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus, através do disparo de ligações para cerca de 125 milhões de brasileiros.

Agricultura

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, informou que o ministério está trabalhando para garantir o abastecimento, a produção e distribuição de alimentos no País. Segundo a ministra, não há falta de alimentos em nenhuma cidade. “Hoje nós temos no Brasil o abastecimento em todas as capitais e todas as cidades, não temos nenhuma notícia de que esteja faltando qualquer tipo de alimento nas prateleiras dos supermercados, das vendas. Essa é a missão hoje do Ministério”, informou.

O Ministério também está preocupado com a situação dos pequenos produtores e orientando associações e empresas para tirar dúvidas e garantir segurança para os trabalhadores do setor. Ademais, a ministra informou que tem trabalhando em parceria com ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para garantir o transporte dos produtos do setor agropecuário.

O Ministério da Agricultura também está monitorando os preços dos alimentos, que podem ter variações semanais por causa de questões logísticas.

Relações Exteriores

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, informou que cerca de 5.800 brasileiros no exterior enfrentam problemas para retornar ao Brasil por causa das medidas restritivas de circulação de pessoas e impedem voos entre os países devido a pandemia do coronavírus.

Ernesto Araújo afirmou que 10 mil brasileiros já foram repatriados e que o Governo Federal se esforça para facilitar o regresso de brasileiros que estão em países que possuem cancelamento de voos comerciais pelas companhias aéreas. Nessa situação, o governo está fretando voos para buscar os brasileiros. O primeiro voo fretado pousou na madrugada de terça-feira (31), vindo do Equador, trazendo 149 brasileiros, entre eles atletas paraolímpicos da equipe de natação. Um outro voo vindo do Peru nesta quarta-feira vai repatriar outros 160 brasileiros.

Ciência e Comunicação

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações, Marcos Pontes, informou que serão investidos R$ 100 milhões no enfrentamento a pandemia do coronavírus. A Rede Vírus MCTIC, criada em fevereiro com pesquisadores e especialistas, está interligada com uma rede internacional de 15 países composta por ministros de ciência e tecnologia que se reúnem por teleconferência semanalmente. Institutos de Ciência e Tecnologia, universidades, agências e laboratórios desses países atuam em conjunto no desenvolvimento de diagnósticos, tratamentos, vacinas e produção de conhecimento sobre o coronavírus.

O MCTIC também está em desenvolvimento um plano para colocar internet em 16 mil unidades de saúde. Em 48 horas, o Ministério já conseguiu encaminhar a solução para conectar mais de 13 mil unidades de saúde e, nos próximos dias, pretende resolver a totalidade desta demanda. Os serviços serão realizados por prestadores de todo o Brasil, em contratação realizada em parceria com o Ministério da Saúde.

Defesa

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, relatou que a Operação Covid-19 está com ações de 10 Comandos Conjuntos por todo o Brasil. Contabilizando mais de 22 mil militares empregados em diversas atividades.

A aeronave Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira, decolou hoje de Guarulhos para Recife transportando cerca de nove toneladas de material de saúde.

Além disso, as Forças Armadas realiza trabalho de limpeza de combate e prevenção do coronavírus em locais de grande circulação de pessoas com a aplicação de uma substância à base de hipoclorito de sódio e sabão neutro.

PR. 01/04/2020. COVID-19. Governo Federal define novas regras para ano letivo normas excepcionais sobre o ano letivo de 2020 da educação básica e do ensino superior. Quantidade mínima de dias letivos é suspensa em meio à pandemia

O presidente da República, Jair Bolsonaro, aprovou nesta quarta-feira (1º), em edição extra do Diário Oficial da União, a Medida Provisória (MP) 934, que define normas excepcionais sobre o ano letivo de 2020 da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública, causada pelo novo coronavirus (covid-19).

A MP suspende a obrigatoriedade das escolas e universidades públicas e privadas de cumprirem a quantidade mínima de dias letivos, contanto que mantenham a obrigatoriedade da carga horária mínima estabelecida.

A MP prevê, em caráter excepcional, que os cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia possam ter a duração reduzida e a antecipação da colação de grau dos alunos desses cursos.

Para tanto, o aluno deve cumprir 75% da carga horária do interno, para o caso da medicina, e para os demais cursos, 75% da carga horária do estágio curricular obrigatório.

PR. 01/04/2020. CORONAVÍRUS. Governo Federal anuncia medidas para financiar ações na saúde e na economia. Lei que cria auxílio mensal será sancionada ainda nesta quarta-feira. Ao todo, investimento será de R$ 200 bilhões

Opresidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou nesta quarta-feira (1º),  durante pronunciamento no Palácio do Planalto, novas medidas econômicas para a preservação de empregos durante a pandemia do coronavírus (Covid-19).

Dentre as medidas anunciadas, Jair Bolsonaro esclareceu que os trâmites para a liberação do auxílio de R$ 600 para trabalhadores informais e autônomos está em fase final de aprovação, com previsão de sanção para acontecer ainda hoje. A medida é mais uma iniciativa conjunta do Executivo com o Legislativo para minimizar os danos sociais provocados pela pandemia do Covid-19. A estimativa é de que o valor beneficie mais de 24 milhões de brasileiros.

O presidente anunciou ainda outras três Medidas Provisórias (MPs), sendo duas trabalhistas voltadas para  a manutenção de empregos, sendo que em uma delas o governo se comprometerá a pagar o corte de salário das empresas que decidirem por manter seus funcionários, que será algo em torno de 20% a 30%, além de uma última para socorro emergencial de estados e municípios que estão previstos, por parte da União, R$ 16 bilhões.

"No dia de hoje anunciaremos a sanção do Projeto do Auxílio Emergencial, onde 54 milhões de pessoas serão atingidas a um custo de, aproximadamente, R$ 98 bilhões para o Tesouro", afirmou .

O ministro da Economia, Paulo Guedes, esclareceu que o investimento total será de R$ 200 bilhões, o que representa aproximadamente 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) da União. "As empresas podem reduzir a jornada de trabalho em 20%, 25%, 30%, que o governo cobre a diferença de salário. Ou seja, estamos pagando as empresas para manterem os empregos", declarou o ministro.

Medidas implementadas pelo Ministério da Economia: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/marco/confira-as-medidas-tomadas-pelo-ministerio-da-economia-em-funcao-do-covid-19-coronavirus

MEconomia. 01/04/2020. COVID-19. Governo reduz em 50% contribuições das empresas para o Sistema S. Medida temporária irá diminuir em mais de R$ 2,5 bilhões as despesas das empresas brasileiras.

O Governo Federal publicou nesta terça-feira (31/3) a medida provisória nº 932, que reduz em 50% as alíquotas de contribuições pagas pelas empresas aos serviços sociais autônomos (Sistema S). A medida terá validade por três meses e tem como objetivo contribuir com os esforços de diminuição dos impactos negativos trazidos pelo novo coronavírus à economia brasileira.

O Secretário de Política Econômica Adolfo Sachsida, destaca que a iniciativa representa um corte de tributos, permitindo a redução em mais de R$ 2,5 bilhões das despesas parafiscais pagas pelas empresas do país. “Nesse momento difícil que a economia vive, é fundamental darmos caixa, estabilidade e liquidez às empresas brasileiras para que elas mantenham a produção e o emprego nesse período delicado de nossa história, comentou o secretário.

Para definir as novas alíquotas, o Ministério da Economia avaliou que no cenário de forte restrição orçamentária no setor público, as instituições do Sistema “S” possuem reservas em suas demonstrações financeiras, equivalentes à arrecadação de vários meses. Com isso, a redução de receitas de contribuições no Sistema “S” não representará prejuízo a prestação dos serviços do Sistema aos brasileiros.

Novas alíquotas válidas até o dia 30 de junho de 2020: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-932-de-31-de-marco-de-2020-250477890

MEconomia. 01/04/2020. COVID-19. Governo anuncia liberação de R$ 200 bilhões para a saúde e a manutenção de empregos. Em pronunciamento, presidente Bolsonaro afirmou que sanciona nesta quarta (1º/4) o auxílio emergencial de R$ 600 para 54 milhões de brasileiros

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou na manhã desta quarta-feira (1º/4) que sanciona hoje o Projeto de Lei que institui o auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais, desempregados, microempreendedores individuais (MEIs) que integrem famílias de baixa renda, além de trabalhadores intermitentes que estejam inativos no momento e, portanto, sem receber. Mães que sejam as únicas responsáveis pelo sustento das famílias poderão receber até R$1.200.

“São 54 milhões de pessoas que serão atingidas, a um custo de aproximadamente R$ 98 bilhões para o Tesouro,  e que receberão o auxílio de R$ 600 por três meses, podendo chegar a R$ 1.200”, ressaltou o presidente em pronunciamento no Palácio do Planalto, ao lado dos  ministros da Economia, Paulo Guedes,  da Casa Civil, Walter Braga Neto, e da Cidadania, Onyx  Lorenzoni.

Na ocasião, o presidente afirmou que, de hoje para manhã, também assina outras três Medidas Provisórias (MPs) que têm como objetivo minimizar os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19 no país: uma garante a complementação de salários para os trabalhadores que terão suas cargas horárias e remunerações reduzidas, a um custo de R$51 bilhões; outra disponibiliza crédito para custear a folha de pagamento de pequenas e médias empresas por dois meses, em troca da garantia dos empregos (total de R$ 40 bilhões, sendo R$ 34 bilhões do Tesouro Nacional e R$ 6 bilhões dos bancos privados); e a terceira libera R$ 16 bilhões em apoio aos entes federativos em complementação aos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e Municípios (FPM).

Detalhamento

Em seguida à fala do presidente, o ministro Guedes deu detalhes das medidas. Lembrou que em 2019, o governo federal já distribuiu R$12 bilhões para estados e municípios com os recursos da cessão onerosa. E acrescentou:  “Já começamos este ano mandando R$16 bilhões para os fundos de estados e municípios, totalizando R$ 88 bilhões, incluindo rolagem de dívida e novos créditos. A magnitude é enorme. Isso mostra o compromisso do presidente com a tese de fortalecer a federação brasileira”, enfatizou.

Guedes esclareceu que essas medidas alcançam R$ 200 bilhões e que têm como foco a preservação da saúde e a manutenção dos empregos dos brasileiros. “O presidente tem chamado bastante atenção que são duas ondas, a primeira é essa da saúde e a outra é a da desarticulação econômica, que nos ameaçam”, explicou.

Ao mencionar a MP que permitirá às empresas reduzirem salários e a carga horária dos funcionários por três meses, o ministro esclareceu que governo vai arcar com parte dos salários, levando em conta o valor proporcional que o trabalhador teria direito caso recebesse o seguro desemprego: “Se a empresa está com dificuldade e quiser reduzir 25, 30% do salário, o governo vai lá e paga 30% do salário, ou seja, nós estamos pagando às empresas para manterem os empregos”, destacou.

O ministro explicou também como funcionará o programa que vai oferecer crédito para custear a folha de pagamento de pequenas e médias empresas: “Da mesma forma, estamos abrindo um crédito. O Tesouro Nacional está lançando, ou seja, é um crédito de ajuda mesmo.

Essa linha de crédito terá custo não apenas para o governo, será compartilhada com o sistema bancário, conforme informou Guedes: “Eles também têm que colocar recursos. Nós estamos colocando R$ 34 bilhões e os bancos colocam R$ 6 bilhões, num total de R$ 40 bilhões. Nós chamamos de Fopa, é a folha de pagamento de salários (...). Então para a empresa que resolver manter emprego, nós não só completamos o salário, como damos o crédito para a folha de pagamento e o dinheiro vai na veia para o trabalhador”, acrescentou.

MEconomia. 01/04/2020. COVID-19. Decreto amplia lista de produtos médico-hospitalares com IPI zerado. Medida vale até 30 de setembro e tem impacto fiscal de R$ 26,6 milhões

Foi publicado hoje (1/4), em edição extra do Diário Oficial da União, o Decreto 10.302/2020, que zera até 30 de setembro as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de artigos de laboratório ou de farmácia, luvas e termômetros clínicos.

A medida emergencial amplia a lista de itens com IPI reduzido previstos no Decreto 10.285/2020, do último dia 20 de março, e tem por objetivo a redução do custo tributário de produtos utilizados na prevenção e tratamento do coronavírus.

O decreto prevê que as alíquotas do IPI serão restabelecidas em 1º de outubro de 2020. Esse prazo foi adotado para que as reduções de alíquotas do IPI ficassem compatíveis com a redução das alíquotas do Imposto de Importação efetuadas pela Resolução nº 16, de 17 de março de 2020, editada pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior.

A renúncia fiscal decorrente desta medida é de R$ 26,6 milhões durante o seu período de vigência e por se tratar de tributo regulatório dispensa a necessidade de medidas compensatórias (art.14.,§3º, inciso I da LRF).

MEconomia. 01/04/2020. COVID-19. Governo lança Programa Emergencial de Manutenção do Emprego para enfrentar efeitos econômicos da Covid-19. Mais de 24 milhões de trabalhadores terão direito a benefício em caso de redução de jornada ou suspensão de contrato

Para enfrentar os efeitos econômicos da pandemia da COVID-19, o governo federal lançou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Serão preservados até 8,5 milhões de empregos, beneficiando cerca de 24,5 milhões trabalhadores com carteira assinada. O principal objetivo da medida é reduzir os impactos sociais relacionados ao estado de calamidade pública e de emergência de saúde pública.

O programa prevê a concessão do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda aos trabalhadores que tiverem jornada reduzida ou contrato suspenso e ainda auxílio emergencial para trabalhadores intermitentes com contrato de trabalho formalizado, nos termos da medida provisória. Custeada com recursos da União, essa compensação será paga independentemente do cumprimento de período aquisitivo, do tempo de vínculo empregatício ou do número de salários recebidos.

Pelas estimativas da Secretaria de Trabalho, sem a adoção dessas medidas, calcula-se que 12 milhões de brasileiros poderiam perder seus empregos, destes, 8,5 milhões requisitariam o seguro desemprego e os outros 3,5 milhões precisariam buscar benefícios assistenciais para sobreviver. A estimativa é de que o investimento total seja de R$ 51,2 bilhões. 

“Além do custo financeiro de não se adotar medidas agora ser superior, os prejuízos sociais são incalculáveis. É essencial assistir os trabalhadores e auxiliar empregadores a manterem os empregos”, esclarece o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco.


Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda

O valor do benefício emergencial terá como base de cálculo o valor mensal do seguro-desemprego a que o empregado teria direito. Para os casos de redução de jornada de trabalho e de salário, será pago o percentual do seguro desemprego equivalente ao percentual da redução. Nos casos de suspensão temporária do contrato de trabalho, o empregado vai receber 100% do valor equivalente do seguro desemprego. Se o empregador mantiver 30% da remuneração, o benefício fica em 70%. Pelo texto da medida provisória, o pagamento do benefício não vai alterar a concessão ou alteração do valor do seguro desemprego a que o empregado vier a ter direito.

A medida prevê exceções para o recebimento do benefício emergencial. Trabalhadores com benefícios de prestação continuada do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou dos Regimes Próprios de Previdência Social ou que já recebam o seguro-desemprego não têm direito. Já pensionistas e titulares de auxílio-acidente poderão receber o benefício emergencial.

Redução de jornada de trabalho

Para a redução de jornada com o benefício emergencial, haverá a preservação do valor do salário-hora de trabalho pago pela empresa. A redução poderá ser feita por acordo individual expresso, nos percentuais de 25%, para todos os trabalhadores, e de 50% e 70%, para os que recebem até três salários mínimos (R$ 3.135). Para os que hoje já realizam acordos individuais livremente por serem configurados na CLT como hipersuficientes – remunerados com mais de dois tetos do RGPS (R$ 12.202,12) e com curso superior, os percentuais de redução serão pactuados entre as partes, sempre com o direito a recebimento do benefício emergencial. Por meio de acordo coletivo, a medida poderá ser pactuada com todos os empregados. O prazo máximo de redução é de 90 dias.

A jornada de trabalho deverá ser reestabelecida quando houver cessação do estado de calamidade pública, encerramento do período pactuado no acordo individual ou antecipação pelo empregador do fim do período de redução pactuado. O trabalhador terá garantia provisória no emprego durante o período de redução e após o restabelecimento da jornada por período equivalente ao da redução.

Suspensão do contrato de trabalho

Para os casos de suspensão do contrato de trabalho em empresas com receita bruta anual menor que R$ 4,8 milhões, o valor do seguro-desemprego será pago integralmente ao trabalhador. Empresas com receita bruta anual acima de R$ 4,8 milhões deverão manter o pagamento de 30% da remuneração dos empregados, que também receberão o benefício emergencial, no valor de 70% do benefício.

A suspensão poderá ser pactuada por acordo individual com empregados que recebem até três salários mínimos (R$ 3.135,00) ou mais de dois tetos do RGPS (R$ 12.202,12) e que tenham curso superior. Neste caso, a proposta por escrito deverá ser encaminhada ao empregado com antecedência mínima de dois dias corridos. Por meio de acordo coletivo, a medida poderá ser ampliada a todos os empregados. O prazo máximo de suspensão é de 60 dias.

No período de suspensão, o empregado não poderá permanecer trabalhando para o empregador, ainda que parcialmente, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância. O trabalhador ainda terá a garantia provisória no emprego durante o período de suspensão e após o restabelecimento da jornada por período equivalente.

Auxílio emergencial mensal ao trabalhador intermitente

Este auxílio será concedido ao trabalhador intermitente com contrato de trabalho formalizado até a publicação da medida provisória. O auxílio será no valor de R$ 600,00 mensais e poderá ser concedido por até 90 dias. A estimativa é que alcance até 143 mil trabalhadores. Para os casos em que o trabalhador tiver mais de um contrato como intermitente, ele receberá o valor de apenas um benefício (R$ 600,00).

Acordos coletivos

As convenções ou acordos coletivos de trabalho celebrados anteriormente poderão ser renegociados para adequação de seus termos, no prazo de dez dias corridos a contar da publicação da medida provisória.

Para os acordos coletivos que venham a estabelecer porcentagem de redução de jornada diferente das faixas estabelecidas (25%, 50% e 70%), o benefício emergencial será pago nos seguintes valores:

  • Redução inferior a 25%: não há direito ao benefício emergencial
  • Redução igual ou maior que 25% e menor que 50%: benefício emergencial no valor de 25% do seguro desemprego
  • Redução igual ou maior que 50% e menor que 70%: benefício emergencial no valor de 50% do seguro desemprego
  • Redução igual ou superior a 70%: benefício emergencial no valor de 70% do seguro desemprego.

Apresentação sobre as medidas: https://www.gov.br/economia/pt-br/centrais-de-conteudo/apresentacoes/2020/apresentacaompemprego.pdf

IPEA. 01/04/2020. Auxílio emergencial, aprovado pelo Congresso, poderá beneficiar até 55% da população brasileira. Estudo do Ipea analisa custos e alcance do benefício criado para proteção social dos trabalhadores afetados pelo Covid-19

O novo coronavírus (Covid-19) trouxe desafios não apenas para a saúde pública, como também para a economia de dezenas de países afetados pela pandemia. Esta semana, o Congresso brasileiro aprovou o PL 9236/2017, que traz, entre outros benefícios, o auxílio emergencial de R$ 600 para os trabalhadores informais. Com base nos dados da PNAD Contínua 2018 (IBGE), pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fizeram uma estimativa dos custos e do alcance da medida.

Aprovado na Câmara no dia 26 de março e no Senado na última segunda-feira (30), o projeto de lei assegura pagamento de um auxílio emergencial por três meses, no valor de R$ 600,00, a pessoas de baixa renda. As mães, que também atuam como chefes de família, poderão receber duas cotas do auxílio, ou seja, R$ 1.200,00. Para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), o auxílio emergencial poderá substituir o benefício regular do programa nas situações em que for mais vantajoso.

“A maneira mais rápida para mitigar os impactos econômicos e sociais da pandemia é estender e expandir a proteção social da população mais vulnerável”, avalia Luís Henrique Paiva, coordenador de Estudos e Pesquisa em Seguridade Social (COSES) do Ipea e um dos autores estudo. Dentro dos critérios de elegibilidade estabelecidos pelo governo, 59,2 milhões de indivíduos estariam aptos a receber o benefício, sendo que mais de 80% destes estão no Cadastro Único e 30% do total são beneficiários do Bolsa Família.

Os pesquisadores apontam que a forma de implementação do benefício pelo governo federal será decisiva para o sucesso ou fracasso desta política emergencial. Uma das principais dificuldades será cadastrar e emitir benefícios para os indivíduos não inscritos no Cadastro Único - instrumento que identifica as famílias de baixa renda. O estudo do Ipea aponta que cerca de 11 milhões de pessoas (17,3% dos potenciais beneficiários) não estão inscritas no Cadastro e o governo não tem informações sobre elas. O alcance do benefício vai depender, portanto, da taxa de adesão dessas pessoas.

Na avaliação do pesquisador Pedro Herculano Ferreira de Souza, coautor do estudo e Coordenação de Estudos e Pesquisas de Gestão de Informações e de Estudos sobre Pobreza e Desigualdade Social (COIPD) do Ipea, nenhuma política pública consegue atingir 100% dos seus potenciais beneficiários. “Por se tratar de um benefício temporário e de curto prazo, o interesse social mais amplo é o de garantir uma renda mínima para uma fração significativa da população”, ressalta. Segundo ele, é fundamental que o governo trabalhe para minimizar o número de famílias elegíveis que podem acabar excluídas. “Isso é mais importante agora do que minimizar o erro de inclusão, isto é, a inclusão indevida de pessoas”, afirma.
Em um cenário extremo, no qual o governo não consegue localizar ninguém que está fora do Cadastro Único (0%), serão beneficiadas direta ou indiretamente 27,6 milhões de famílias ou 93,6 milhões de pessoas, com gasto total estimado em R$ 80 bilhões. No cenário intermediário, onde seriam localizados 50% dos potenciais beneficiários fora do Cadastro, serão beneficiadas direta ou indiretamente 32,5, milhões de família ou 107,2 milhões de pessoas, com gasto total estimado em R$ 90,1 bilhões.

Por isso, preferimos reportar só os casos extremos e um caso intermediário. Desse modo, temos pelo menos noção dos valores possíveis”, destacou.

Em uma perspectiva otimista, na qual o governo consegue localizar todos os potenciais beneficiários que não estão no cadastro único, serão contempladas direta ou indiretamente 36,4 milhões de famílias ou 117,5 milhões de indivíduos – o equivalente a 55% da população brasileira - ao custo estimado de R$ 99,6 bilhões.

Estudo “Estimativas de público elegível e custos do benefício emergencial criado pelo PL 9236/2017”: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35416&Itemid=9

FGV. 02/03/2020. Impactos do COVID-19. A importância da governança corporativa em tempos de crise

Websérie | FGV - Impactos do Covid-19

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=00m1TiKD0aM&feature=youtu.be



VENEZUELA



MRE. DCOM. NOTA-53. 01 de Abril de 2020. PROPOSTA DE MOLDURA INSTITUCIONAL PARA A TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA NA VENEZUELA
  1. O governo brasileiro, após tomar conhecimento da proposta de uma Moldura Institucional para a Transição Democrática na Venezuela, apresentada em 31/3, pelo governo dos Estados Unidos da América, expressa sua coincidência com os objetivos da proposta e a apoia como instrumento capaz de contribuir para o restabelecimento da democracia na Venezuela.
  2. De maneira convergente com a proposta, o governo brasileiro considera que somente a realização de eleições presidenciais livres, justas e transparentes poderá pôr fim à grave crise política, econômica e humanitária por que passa a Venezuela. Considera, igualmente, que a saída de Nicolás Maduro é condição inicial para o processo, uma vez que ele carece de qualquer legitimidade para ser parte numa transição autêntica.
  3. Vários dos elementos presentes na proposta têm sido defendidos pelo Brasil individualmente e também pelo Grupo de Lima, de que o país faz parte.
  4. A renúncia concomitante do ditador Nicolás Maduro e do Presidente Encarregado Juan Guaidó e o estabelecimento de um Conselho de Estado, eleito pela legítima Assembleia Nacional, com o mandato de organizar eleições livres e justas, sob observação internacional, constituiria importante passo em direção a uma solução definitiva para a crise na Venezuela. No entendimento brasileiro, a garantia de participação no processo de transição de todas as forças políticas comprometidas com a democracia, o repúdio ao crime organizado, a libertação de presos políticos, a restauração das imunidades parlamentares, a restruturação do Conselho Nacional Eleitoral e o restabelecimento de uma Corte Suprema de Justiça legítima são indispensáveis para a reconstrução do Estado de Direito e de um ambiente democrático na Venezuela.
  5. O Governo brasileiro está pronto a trabalhar com a comunidade internacional de modo a apoiar o processo de transição democrática na Venezuela, pelo qual tanto anseiam os próprios venezuelanos e os amantes da liberdade em toda a região.


INFLAÇÃO



FGV. IBRE. 02/04/20. Índices Gerais de Preços. IPC-S. Inflação pelo IPC-S avança em todas as sete capitais pesquisadas

O IPC-S de 31 de março de 2020 registrou variação de 0,34%, ficando 0,16 ponto percentual (p.p.) acima da taxa divulgada na última apuração. Todas as sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação.

A tabela a seguir, apresenta as variações percentuais dos municípios das sete capitais componentes do índice, nesta e nas apurações anteriores.


DOCUMENTO: https://portalibre.fgv.br/navegacao-superior/noticias/inflacao-pelo-ipc-s-avanca-em-todas-as-sete-capitais-pesquisadas-2.htm

USP. FIPE. REUTERS. 2 DE ABRIL DE 2020. Preços de despesas sociais e transportes caem e IPC-Fipe sobe 0,10% em março

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo fechou março com alta de 0,10 por cento, após avanço de 0,11 por cento no mês anterior, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira.

Os dados mostram que três grupos apresentaram deflação no mês —Despesas Pessoais (-0,57%), Transportes (-0,25%) e Habitação (-0,09%).

Por outro lado, os custos de Alimentação avançaram 0,93%, resultando no maior impacto de alta no índice de março.

O IPC-Fipe mede as variações quadrissemanais dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre 1 e 10 salários mínimos.

Por Camila Moreira



COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO



MEconomia. 01/04/2020. COMÉRCIO EXTERIOR. Balança comercial tem superávit de US$ 6,135 bilhões no primeiro trimestre. A corrente de comércio atingiu US$ 94,055 bilhões no período; no mês de março, saldo ficou positivo em US$ 4,713 bilhões

Abalança comercial registrou superávit de US$ 6,135 bilhões no primeiro trimestre de 2020, com uma corrente de comércio de US$ 94,055 bilhões. O saldo teve um recuo de 33,1%, pela média diária, em relação ao alcançado em igual período de 2019, de US$ 9,025 bilhões. Já a corrente de comércio baixou 0,8% sobre o mesmo período anterior, quando totalizou US$ 93,311 bilhões. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (01/04) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.

No acumulado de 2020, as exportações chegaram a US$ 50,095 bilhões, queda de 3,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando totalizaram US$ 51,168. As importações somaram US$ 43,960 bilhões, aumento de 2,6%, pela média diária, sobre os US$ 42,143 bilhões do mesmo período de 2019.

Em março, o superávit da balança foi de US$ 4,713 bilhões, valor 5,2% inferior ao de igual período de 2019, de US$ 4,296 bilhões. A corrente de comércio do país no mês foi de US$ 33,764 bilhões, diminuição de 4,6%, pela média diária, na mesma comparação.

As exportações no mês atingiram US$ 19,239 bilhões, queda de 4,7% em relação a março de 2019 e de 3,8% em relação a fevereiro de 2020. As importações totalizaram US$ 14,525 bilhões, uma redução de 4,5% sobre março do ano passado e de 10,4% na comparação com fevereiro de 2020.

Segundo o subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior, Herlon Brandão, o comportamento do trimestre foi influenciado, entre outros fatores, por um comércio mundial pouco dinâmico, agravado pela pandemia da Covid-19. Ele explicou que o cenário externo foi marcado pelo baixo desempenho do comércio mundial, com queda principalmente dos preços de produtos nos mais distintos setores, desde commodities a bens da indústria de transformação.

Brandão salienta, no entanto, que houve aumento médio de 1,9% na quantidade de exportações. O crescimento foi de 6,1% nas indústrias extrativas e de 5,8% na agropecuária. As indústrias de transformação, por sua vez, tiveram recuo de 3,1% nas quantidades vendidas para o exterior. “É importante destacar que as exportações Brasileiras para a China cresceram 4,3% no trimestre, em relação ao mesmo período de 2019, principalmente por conta de maiores vendas de carne bovina e suína, minério de ferro, soja e algodão”, acrescentou.

Acumulado de 12 meses

No período de abril de 2019 a março de 2020, o superávit foi de US$ 45,145 bilhões, valor 18,9% inferior ao de equivalente período anterior – US$ 54,816 bilhões. A corrente de comércio, em 12 meses, decresceu 4,7%, pela média diária, de US$ 416,716 bilhões para US$ 403,476 bilhões.

As exportações somaram US$ 224,311 bilhões. Sobre o período de abril de 2018 a março de 2019, quando as exportações atingiram US$ 235,766 bilhões, houve diminuição de 6,4%, pela média diária. Já as importações totalizaram US$ 179,165 bilhões, queda de 2,5% sobre o mesmo período anterior, de US$ 180,950 bilhões.

Exportações

As exportações do trimestre diminuíram 3,7% em relação a igual período de 2019, por conta da diminuição nas vendas de produtos manufaturados (-14,7%, para US$ 16,295 bilhões) e semimanufaturados (-6,7%, para US$ 6,535 bilhões). Por outro lado, cresceram as vendas de produtos básicos (+5,3%, para US$ 27,266 bilhões).

Por mercados compradores, no primeiro trimestre, diminuíram as vendas para: América Central e Caribe (-64,2%), Oriente Médio (-27,8%), Estados Unidos (-20%), Mercosul (-12,6%) e União Europeia (-2%). Por outro lado, cresceram as vendas para: Oceania (+24,8%), Ásia (+10,7%) e África (+1%). Os principais países de destino das exportações foram: 1º) China, Hong Kong e Macau (US$ 14,621 bilhões), 2º) Estados Unidos (US$ 5,288 bilhões), 3º) Argentina (US$ 2,168 bilhões), 4º) Países Baixos (US$ 2,067 bilhões) e 5º) Cingapura (US$ 1,698 bilhão).

No mês de março, as exportações de básicos foram de US$ 10,872 bilhões, manufaturados chegaram a US$ 5,843 bilhões e semimanufaturados, US$ 2,523 bilhões. Sobre o ano anterior, pelas médias diárias, caíram as exportações de produtos manufaturados (-14,9%) e básicos (-0,6%), enquanto cresceram as vendas de produtos semimanufaturados (+6,1%).

Por mercados compradores, no mês, caíram as vendas para Oriente Médio (-46,3%), Estados Unidos (-20,2%), Mercosul (-14,9%), União Europeia (-6,3%) e América Central e Caribe (-3,5%). Por outro lado, cresceram as vendas para África (+10,2%), Oceania (+7,4%) e Ásia (+6,1%). Os cinco principais países compradores foram China, Hong Kong e Macau (US$ 6,082 bilhões), Estados Unidos (US$ 1,966 bilhão), Países Baixos (US$ 797 milhões), Argentina (US$ 771 milhões) e Cingapura (US$ 714 milhões).

Importações

As importações no trimestre, comparadas a igual período do ano anterior, tiveram aumento em bens de capital (+23,3%) e bens intermediários (+1,2%). Por outro lado, diminuíram as compras de combustíveis e lubrificantes (-10,0%) e bens de consumo (-4,0%).

De janeiro a março, na mesma comparação, houve crescimento nas compras as compras originárias de Estados Unidos (+20,2%) e União Europeia (+1%), enquanto caíram as de Oceania (-37,1%), África (-24,5%), Oriente Médio (-21,3%), Mercosul (-13,2%), América Central e Caribe (-9%) e Ásia (-3,9%).

Os principais países de origem das importações foram China, Hong Kong e Macau (US$ 10,033 bilhões), Estados Unidos (US$ 7,973 bilhões), Alemanha (US$ 2,517 bilhões), Argentina (US$ 2,237 bilhões) e Japão (US$ 1,150 bilhão).

No mês, caíram as importações de combustíveis e lubrificantes (-32,5%) e bens de consumo (-19,3%), enquanto cresceram as compras de bens intermediários (+3,5%) e bens de capital (+2,8%).

Por mercados fornecedores, na comparação entre março de 2020 e 2019, diminuíram as compras originárias de Oceania (-51,9%), Mercosul (-24,3%), Oriente Médio (-15,3%), Estados Unidos (-13,4%), Ásia (-10,7%), África (-9,5%), União Europeia (-6,6%) e América Central e Caribe (-4,7%).

Os cinco principais países fornecedores foram China, Hong Kong e Macau (US$ 2,464 bilhões), Estados Unidos (US$ 2,184 bilhões), Alemanha (US$ 848 milhões), Argentina (US$ 818 milhões) e Japão (US$ 579 milhões).

Expectativa para 2020

A Secex divulga e revisa trimestralmente a expectativa para o resultado da balança comercial do ano corrente. Entretanto, devido ao forte aumento da incerteza global nas últimas semanas, a Secex decidiu adiar por um mês a previsão da balança comercial para o final do ano de 2020, período em que a equipe técnica terá acesso a mais elementos acerca da provável extensão e desdobramentos da atual pandemia. “Embora o cenário econômico adverso ainda não esteja completamente refletido nos dados disponíveis, é razoável supor que os fluxos de mercadorias serão duramente afetados pelos efeitos da pandemia da Covid-19”, comentou o subsecretário.

Ele acredita que a diminuição da expectativa de crescimento do PIB brasileiro e o câmbio real mais desvalorizado deverão reduzir demanda por importações, sobretudo de bens industrializados. As exportações, por sua vez, deverão ser mais afetadas por uma queda dos preços internacionais dos principais produtos da pauta exportadora brasileira, causada pelo baixo dinamismo da economia mundial.

“O volume da pauta de produtos, entretanto, poderá ser menos afetado pela queda da demanda mundial, por ser composta, em grande medida, de produtos alimentícios e outros bens com menor elasticidade-renda e pelo impacto positivo da desvalorização cambial”, disse Herlon Brandão. “Assim, é possível que o valor das exportações seja menos afetado que o das importações, contribuindo para um saldo comercial, ao final de 2020, possivelmente maior do que previa a média das projeções de mercado no início do ano”, avaliou.




ARRECADAÇÃO



MEconomia. RFB. PORTAL G1. 02/04/2020. Arrecadação soma R$ 116,4 bilhões em fevereiro, e tem queda real de 2,7%, diz Receita Federal. De acordo com o órgão, arrecadação federal totalizou 291 bilhões no primeiro bimestre deste ano, com crescimento real de 1,61%.

A arrecadação de impostos, contribuições e demais receitas federais registrou queda real (descontada a inflação) de 2,71% em fevereiro, contra o mesmo mês do ano passado, e somou R$ 116,430 bilhões, informou nesta quinta-feira (2) a Secretaria da Receita Federal.

Em fevereiro de 2019, a arrecadação somou R$ 119,670 bilhões. De acordo com dados da Receita Federal, esse também foi o pior resultado para meses de fevereiro desde 2018 (ou seja, em dois anos) – quando o resultado havia sido de R$ 113,586 bilhões. Os valores foram corrigidos pela inflação.

O mês de fevereiro ainda não apresentou efeitos importantes da pandemia de coronavírus na economia brasileira, que começaram a ser sentidos com mais intensidade de março em diante.

Arrecadação Federal (em R$ bilhões)
Para meses de fevereiro, valores corrigidos pela inflação
115.039115.039115.599115.599102.270102.270102.633102.633113.568113.568119.670119.670116.430116.4302014201520162017201820192020025k50k75k100k125k150k

2019
119.670
Fonte: Receita Federal

De acordo com a Receita Federal, a queda real da arrecadação em fevereiro pode ser explicado, principalmente, por "fatores não recorrentes", como a arrecadação extraordinária de R$ 4,6 bilhões relativa ao Imposto de Renda Pessoa Jurídica e à Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) em fevereiro de 2019.

Primeiro bimestre

No acumulado do primeiro bimestre, porém, a arrecadação somou R$ 291,421 bilhões, com aumento real de 1,61% frente ao mesmo período do ano passado. Trata-se do melhor resultado para os dois primeiros meses de um ano desde o início da série histórica disponibilizada pela Receita Federal, em 2007.

Segundo a Receita Federal, o IRPJ e a CSLL totalizaram uma arrecadação de R$ 68,474 bilhões no período, com crescimento real de 2,15%.

"Esse desempenho é explicado pelo incremento real de 46,46% na arrecadação referente ao ajuste anual; de 28,89% no balanço trimestral e de 8,92% no lucro presumido, conjugado com um decréscimo de 12,01% na arrecadação da estimativa mensal", informou.

Acrescentou ainda que o Imposto de Renda das Pessoas Físicas apresentou uma arrecadação de 3,997 bilhões, representando crescimento real de 20%.

"Esse resultado decorre dos acréscimos reais na arrecadação dos itens 'ganhos de capital na alienação de bens' (49,94%) e 'ganhos líquidos de operação em bolsa' (+130,72%)", informou.

Meta fiscal

O comportamento da arrecadação, normalmente, é um indicador importante porque indica se o governo está no caminho do cumprimento a meta fiscal anual, ou seja, o resultado para as contas públicas.

Para este ano, o governo tinha de atingir uma meta de déficit primário até R$ 124,1 bilhões. Entretanto, com o decreto de calamidade pública, proposto pelo governo e aprovado pelo Congresso Nacional por conta da pandemia do coronavírus, não será mais necessário atingir esse valor.

No começo desta semana, o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, informou que o déficit primário das contas do governo ficará acima de R$ 350 bilhões neste ano, devido aos gastos extraordinários motivados pela pandemia do coronavírus. Com isso, ficará acima de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB).



MERCADO DE IMÓVEIS



USP. FIPE. ZAP IMÓVEIS. 02/04/2020. Preço de venda dos imóveis residenciais sobe acima da inflação esperada para março. Florianópolis (+0,90%), Curitiba (+0,72%) e Manaus (+0,65%) tiveram maiores altas, diz FipeZap.

O preço de venda dos imóveis residenciais em 50 cidades subiu 0,18% em março, resultado superior ao mês anterior (+0,15%) e acima da inflação esperada para março (+0,11%), segundo expectativa do último Boletim Focus do Banco (BC).

Uma vez confirmada essa variação dos preços ao consumidor, calcula-se que o preço médio de venda de imóveis residenciais encerrará março com alta real de 0,07%, afirma a FipeZap.

Dentre as 16 capitais monitoradas pelo índice, as que apresentaram maior elevação foram Florianópolis (+0,90%), Curitiba (+0,72%) e Manaus (+0,65%). Por outro lado, Recife (-0,55%) teve o maior recuo no preço médio entre as capitais monitoradas, sendo acompanhada por Fortaleza (-0,33%) e Goiânia (-0,21%).

Considerando as duas cidades de maior representatividade no Índice FipeZap, São Paulo apresentou alta de 0,29% em março, superando a variação observada no Rio de Janeiro, onde os preços permaneceram estáveis (+0,03%).

Preço médio de venda

Tendo como base a amostra de imóveis residenciais anunciados para venda em março de 2020, o preço médio calculado foi de R$ 7.262 o metro quadrado (m²) entre as 50 cidades monitoradas pelo Índice FipeZap.

Dentre elas, Rio de Janeiro se manteve como a capital monitorada com o preço do metro quadrado mais elevado (R$ 9.297/m²), seguida por São Paulo (R$ 9.059/m²) e Brasília (R$ 7.412/m²).

Já dentre as capitais monitoradas com menor valor médio de venda residencial por metro quadrado, estão Campo Grande (R$ 4.173/m²), Goiânia (R$ 4.300/m²) e João Pessoa (R$ 4.320/m²).



INDÚSTRIA



CNI. 02/04/2020. Pesquisa da CNI mostra custos industriais controlados antes do coronavírus. O indicador de custos industriais apresentou, em 2019, o terceiro menor crescimento anual médio desde o início da série histórica anual em 2006

O Indicador de Custos Industrias (ICI) subiu 1,3% na média em 2019, em comparação com a média de 2018. Esse é o terceiro menor crescimento da série anual, atrás apenas da retração observada em 2009 e a expansão de 1% em 2017. A mudança moderada ocorreu devido ao baixo aumento do custo com pessoal e à queda no custo com capital de giro e do custo tributário.

"O crescimento moderado dos custos é bem-vindo, especialmente após o indicador ter apresentado o maior crescimento da série história em 2018", aponta a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).


O indicador mostra que, em 2019, os custos industriais cresceram menos que os preços dos manufaturados no Brasil, o que permitiu um aumento na lucratividade da indústria de uma maneira geral.

O dado também revela que o custo com pessoal subiu 2,1% no ano passo se comparado com o ano anterior. Esse é o segundo menor crescimento do indicador desde o início da série anual, em 2006, atrás apenas do 1,3% registrado em 2018.

Em 2019, a queda média de 8,7% no custo com capital de giro contribuiu para a contenção dos custos industriais no ano. Esse é o terceiro ano que esse componente apresenta retração, embora o ritmo de queda venha desacelerando, tendo passado de -20,9% em 2017, para -15,5%, em 2018, e chegado a -8,7% em 2019. Os dados mostram uma redução nos custos de empréstimos, mesmo com uma grande diferença entre a taxa básica de juros (Selic) e a taxa aplicada pelos demais bancos.


A indústria brasileira também ganhou competitividade em 2019, tanto no mercado doméstico quanto no internacional, sobretudo por causa da desvalorização cambial. O custo com a energia, no entanto, foi o componente que mais cresceu em 2019 com aumento de 5% em relação a 2018.

DOCUMENTO: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/economia/pesquisa-da-cni-mostra-custos-industriais-controlados-antes-do-coronavirus/



ENERGIA



OPEP. EUA. RÚSSIA. ARÁBIA SAUDITA. 2 DE ABRIL DE 2020. Preços do petróleo saltam 10% após Trump dizer que prevê acordo entre Rússia e sauditas
Por Julia Payne

LONDRES (Reuters) - Os preços do petróleo saltavam cerca de 10% nesta quinta-feira, depois que o presidente norte-americano Donald Trump disse que espera que Arábia Saudita e Rússia cheguem a um acordo em breve para encerrar a disputa entre os dois países pelo mercado de petróleo.

O petróleo Brent subia 2,39 dólar, ou 9,66%, a 27,13 dólares por barril, às 8:33 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 1,9 dólar, ou 9,35%, a 22,21 dólares por barril.

Trump afirmou que conversou recentemente com os líderes da Rússia e da Arábia Saudita e que acredita que os países chegarão a um acordo para encerrar sua guerra de preços pelo mercado de petróleo “em poucos dias”, reduzindo a produção para apoiar as cotações.

Trump também disse que convidou executivos da indústria de petróleo à Casa Branca para discutir meios de ajudar o setor, prejudicado pela queda da demanda por energia em meio à pandemia de coronavírus e pela guerra de preços entre russos e sauditas.

“Os preços do petróleo estão vendo seus maiores ganhos em duas semanas nesta manhã. Há dois fatores chave... mas nenhum deles, no entanto, é suficiente para salvar os preços de novas quedas”, disse o chefe de mercados de petróleo na Rystad, Bjornar Tonhaugen, em nota.

“Primeiro, a diplomacia do petróleo dos EUA e seus esforços em relação à Arábia Saudita e à Rússia... a segunda grande notícia guiando o sentimento positivo envolve rumores de que a China irá acelerar compras de petróleo para suas reservas estratégicas.”

OPEP. RÚSSIA. REUTERS. 2 DE ABRIL DE 2020. Rússia não tem planos de aumentar produção de petróleo, diz ministro de Energia
Por Vladimir Soldatkin

MOSCOU (Reuters) - A Rússia não tem planos de elevar sua produção de petróleo porque o mercado já está com excesso de oferta, mesmo com o fim de um acordo com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para restringir a oferta, disse o ministro de Energia Alexander Novak à Reuters nesta quinta-feira.

Dados do ministério publicados nesta quinta-feira pela agência Interfax mostraram que a produção de petróleo russa foi de 11,29 milhões de barris por dia em março, estável frente ao mês anterior.

Os preços internacionais do petróleo caíram cerca de 50% desde que a Opep e outros grandes produtores liderados pela Rússia falharam em obter um acordo no mês passado para prorrogar o pacto de corte de oferta.

Mas os preços saltaram 10% nesta quinta-feira, após o presidente norte-americano Donald Trump ter afirmado que espera que russos e sauditas cheguem a um acordo em breve para encerrar a atual guerra de preços entre os países por participação no mercado de petróleo.

O governo russo disse na quarta-feira que o presidente Vladimir Putin não tem planos imediatos de ligar para líderes sauditas para falar sobre o mercado de petróleo, mas acrescentou que essas conversas poderiam acontecer rapidamente se necessário.

Putin pediu que produtores globais de petróleo e consumidores busquem soluções para a situação “desafiadora” do mercado, enquanto Trump disse que o petróleo está mais barato “do que água”, prejudicando a indústria do setor.

EUA. RÚSSIA. ARÁBIA SAUDITA. REUTERS. 2 DE ABRIL DE 2020 / ÀS 08:23 / HÁ 5 HORAS. Trump diz esperar acordo entre Rússia e sauditas sobre petróleo em breve
Por Jeff Mason e Timothy Gardner

WASHINGTON (Reuters) - O presidente norte-americano Donald Trump disse que conversou recentemente com líderes da Rússia e da Arábia Saudita e que acredita que os dois países chegarão a um acordo para encerrar sua guerra de preços no mercado de petróleo “em poucos dias”, reduzindo a produção para apoiar as cotações.

Ele também afirmou que convidou executivos do setor de petróleo dos Estados Unidos à Casa Branca para discutir meios de ajudar à indústria, “devastada” pela forte queda na demanda durante a pandemia de coronavírus e pela disputa entre russos e sauditas.

“Eu vou me encontrar com os produtores de petróleo na sexta-feira. Vou me reunir com produtores independentes de petróleo também na sexta-feira ou no sábado. Talvez domingo. Nós teremos um monte de reuniões sobre isso”, disse Trump a jornalistas em uma coletiva de imprensa.

“Ao redor do mundo, a indústria de petróleo tem sido devastada”, disse ele. “É muito ruim para a Rússia, é muito ruim para a Arábia Saudita. Quero dizer, é muito ruim para ambos. Eu acredito que eles vão fazer um acordo.”

Os preços globais do petróleo caíram mais de 60% neste ano, à medida que o coronavírus impacta economias pelo mundo, ao mesmo tempo em que os importantes produtores Rússia e Arábia Saudita começam a inundar o mercado com petróleo.

A queda nos preços ameaça a indústria de produção de petróleo “shale” nos EUA com possíveis falências e dispensas de funcionários em massa, o que levou o governo norte-americano a buscar meios de proteger o setor.

Nos encontros com executivos de petróleo, Trump deve discutir uma série de opções para apoiar a indústria, incluindo a possibilidade de tarifas sobre importações de petróleo da Arábia Saudita, segundo o Wall Street Journal, que noticiou primeiro as reuniões.

Importantes petroleiras como Exxon, Chevron, Occidental Petroleum e Continental Resources devem participar do encontro inicial na sexta-feira, segundo o jornal.

RÚSSIA. ARÁBIA SAUDITA. REUTERS. 2 DE ABRIL DE 2020. Rússia não descarta retomar conversas sobre mercado de petróleo com Arábia Saudita

MOSCOU (Reuters) - A Rússia pode retomar conversas sobre o mercado de petróleo com a Arábia Saudita, disse o ministro russo de Energia, Alexander Novak, nesta quinta-feira.

Em fala à emissora de rádio Echo Moskvy, o ministro afirmou também que a Rússia continuará discussões com os Estados Unidos sobre os mercados de petróleo.

Por Vladimir Soldatkin

OPEP. ARÁBIA SAUDITA. RÚSSIA. 2 DE ABRIL DE 2020. Arábia Saudita convoca reunião de emergência da Opep+, diz agência estatal

(Reuters) - A Arábia Saudita convocou uma reunião de emergência entre países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros países produtores com o objetivo de atingir um acordo justo sobre a produção de petróleo e estabilizar o mercado, informou a agência estatal de notícias SPA nesta quinta-feira.

A convocação dos sauditas vem após pedido do presidente norte-americano Donald Trump por ações para estabilização dos mercados de petróleo.

OPEP. EUA. REUTERS. 2 DE ABRIL DE 2020. Trump afirma que produção de petróleo pode ser reduzida em mais de 10 mi barris

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que conversou com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e que espera que sauditas e Rússia reduzam a produção de petróleo em cerca de 10 milhões de barris, com os dois países demonstrando vontade de fechar um acordo.

“Acabei de falar com meu amigo MBS da Arábia Saudita, que conversou com o presidente Putin, da Rússia, e eu espero e acredito que eles vão cortar a produção em aproximadamente 10 milhões de barris, e talvez substancialmente mais do que isso, o que, se acontecer, será ÓTIMO para a indústria de petróleo e gás”, escreveu Trump.

Por Tim Ahmann



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