US ECONOMICS
PORTAL UOL. Bloomberg. 08/09/2017. Setor de etanol dos EUA pede ajuda a Trump em disputa com Brasil
Mario Parker
As produtoras de etanol dos EUA pedirão intervenção do governo Trump em uma disputa comercial com o Brasil em meio à escalada das tensões entre o setor e os concorrentes estrangeiros.
A Associação de Combustíveis Renováveis, a Growth Energy e o Conselho de Grãos dos EUA -- grupos do setor com sede em Washington -- afirmaram em comunicado, na quinta-feira, que o governo deveria "adotar uma ação imediata e considerar todas as possibilidades para encorajar o Brasil" a revogar ou pelo menos reduzir a taxa de 20 por cento aplicada às importações de etanol dos EUA anunciada no mês passado.
Os grupos estão redigindo uma carta que planejam enviar ao Departamento de Agricultura dos EUA e ao Representante de Comércio dos EUA solicitando que as agências considerem as ferramentas existentes segundo as regras da Organização Mundial de Comércio, disse Emily Skor, CEO da Growth Energy, em entrevista. Estão em jogo mais de US$ 750 milhões em exportações e empregos norte-americanos, afirmaram os grupos.
A mudança ocorre duas semanas após o Departamento de Comércio dos EUA propor impostos ao biodiesel importado da Indonésia e da Argentina afirmando que as produtoras desses países são beneficiadas por subsídios estatais. No início do ano, a China aplicou taxas ao etanol dos EUA e a um subproduto usado como ração animal.
A resposta do governo dos EUA será um teste para Trump, que em várias oportunidades declarou apoio ao setor doméstico de etanol, mais recentemente durante um comício com jeito de campanha realizado em junho. Na semana passada, o senador republicano Chuck Grassley, de Iowa, afirmou que o presidente havia garantido a ele que era "pró-etanol".
Centro-Oeste dos EUA
"Meus associados viram a campanha que fez esse presidente", disse Skor. "Com base nisso, há uma esperança, e eu acrescentaria que há também uma expectativa, de que este governo fará tudo" o que puder para ajudar.
O etanol dos EUA é produzido principalmente a partir do milho e a soja é a principal matéria-prima do biodiesel. A produção de biocombustíveis e as lavouras dos EUA estão concentradas no Centro-Oeste do país, região que ajudou a inclinar a balança nas eleições gerais de novembro a favor de Trump. No entanto, muitos produtores rurais ficaram desanimados com a ameaça de Trump de abandonar o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, o que prejudicaria as exportações agrícolas dos EUA.
O apoio de Trump precisa ir além da definição das metas anuais de consumo doméstico para o etanol sob o chamado Padrão de Combustível Renovável (RFS, na sigla em inglês), disse Skor, cujo grupo representa as produtoras de etanol norte-americanas Poet e Green Plains. O governo deve saber que "também existe um aspecto global" nas exigências do setor, disse ela.
A taxa brasileira ao etanol é aplicada às importações dos EUA que ultrapassam o limite anual de 600 milhões de litros. A indústria brasileira do etanol utiliza cana-de-açúcar, cultura da qual é a maior produtora.
Com a colaboração de Jennifer A. Dlouhy e Jonathan Gilbert
DoS. September 7, 2017. Brazil's Independence Day. Rex W. Tillerson, Secretary of State. Washington, DC
On behalf of the Government of the United States of America, congratulations to the people of Brazil as you celebrate the 195th anniversary of Brazil’s independence.
Brazil and the United States are longstanding partners. The United States was the first country to recognize Brazil’s independence, and today we continue to work together to achieve the fullest potential of our relationship. We are building an economic relationship for the 21st century, ensuring our citizens’ security, deepening institutional engagement, and helping our people-to-people ties flourish. We remain committed to working with Brazil on shared priorities, such as trade and investment, security, and human rights.
I wish you a happy Independence Day celebration and peace and prosperity in the year to come. As you celebrate, know that the United States values our enduring friendship and cooperation.
DoC. 09/06/2017. U.S. Department of Commerce Issues Affirmative Preliminary Antidumping Duty Determinations on Carbon and Alloy Steel Wire Rod from Belarus, Russia, and the United Arab Emirates
Today, U.S. Secretary of Commerce Wilbur Ross announced the affirmative preliminary determinations in the antidumping duty (AD) investigations of carbon and alloy steel wire rod from Belarus, Russia, and the United Arab Emirates (UAE).
“The dumping of goods below market value in the United States is something the Trump Administration takes very seriously,” said Secretary Ross. The Department of Commerce will continue to stand up for American workers and business’s in order to ensure that everyone trades on a level playing field.”
The Department of Commerce determined that exporters from Belarus have sold carbon and alloy steel wire rod in the United States at 280.02 percent. The Department determined that exporters from Russia have sold carbon and alloy steel wire rod in the United States at 436.80 percent to 756.93 percent less than fair value based on factual evidence provided by the interested parties. The Department determined that exporters from the UAE have sold carbon and alloy steel wire rod in the United States at 84.10 percent less than fair value based on factual evidence provided by the interested parties.
The Department of Commerce based these rates on adverse facts available due to the failure by the Belarusian, Russian and UAE companies to respond to requests for information. Since the companies under investigation did not provide the information necessary to determine the level of dumping, the Commerce Department relied on the information provided in the U.S. industry’s petitions, in accordance with its longstanding practice.
Commerce will instruct U.S. Customs and Border Protection (CBP) to collect cash deposits from importers of carbon and alloy steel wire rod from Belarus, Russia, and the UAE based on these preliminary rates.
In 2016, imports of carbon and alloy steel wire rod from Belarus, Russia, and the UAE were valued at an estimated $10.4 million, $32.3 million, and $7 million, respectively.
The petitions were filed on behalf of Gerdau Ameristeel US, Inc. (Tampa, Fla.), Nucor Corporation (Charlotte, N.C.), Keystone Consolidated Industries (Dallas, Texas), and Charter Steel (Saukville, Wisc.).
NEXT STEP:
The Department of Commerce is currently scheduled to announce its final AD determinations on November 21.
The U.S. International Trade Commissions (ITC) is conducting parallel investigations to determine if the American producers have been harmed by the carbon and alloy steel wire rod imports from Belarus, Russia, and/or the UAE. If the Commerce Department’s final determinations are affirmative, and the ITC makes affirmative final injury determinations, the Commerce Department will issue antidumping orders. If the ITC does not find that U.S. producers have been harmed, then the investigations will end, and no duties will be collected.
The U.S. Department of Commerce’s Enforcement and Compliance unit within the International Trade Administration is responsible for vigorously enforcing U.S. trade laws and does so through an impartial, transparent process grounded in U.S. law that reflects international rules and is based solely on factual evidence.
Foreign companies that price their products in the U.S. market below the cost of production or below prices in their home markets are subject to AD.
Companies that receive unfair subsidies from their governments in the form of grants, loans, equity infusions, tax breaks and production inputs are subject to “countervailing duties” (CVD) aimed at directly countering those subsidies.
From January 20, 2017, through September 6, 2017, Commerce has initiated 62 antidumping and countervailing duty investigations – a 41 percent increase over the previous year. For this same period in 2016, Commerce initiated 44 AD and CVD investigations. Commerce currently maintains 407 antidumping and countervailing duty orders which provide relief to American companies and industries impacted by unfair trade.
Fact sheet: http://enforcement.trade.gov/download/factsheets/factsheet-multiple-carbon-alloy-steel-wire-rod-ad-prelim-090617.pdf
DoC. 09/06/2017. U.S. Department of Commerce Initiates Antidumping Duty and Countervailing Duty Investigations of Imports of Stainless Steel Flanges from China and India
Today, U.S. Secretary of Commerce Wilbur Ross announced the initiation of new antidumping duty (AD) and countervailing duty (CVD) investigations to determine whether imports of stainless steel flanges from China and India are being dumped in the United States, and whether producers in China and India are receiving alleged unfair subsidies.
“The Department will act swiftly, while assuring a full and fair assessment of the facts, to ensure that everyone trades on a level playing field,” said Secretary Ross. “The Trump administration will defend American workers and businesses with every tool at our disposal.”
These AD and CVD investigations were initiated based on petitions filed by the Coalition of American Flange Producers and its individual members: Core Pipe Products, Inc. (Carol Stream, Ill.) and Maass Flange Corporation (Houston, Texas) on August 16. The estimated dumping margins alleged by the petitioners range from 99.23 to 257.11 percent and 78.49 percent to 145.25 percent for China and India, respectively. The unfair subsidies alleged by the petitioners are estimated to be above de minimis.
In the AD investigation, the Commerce Department will determine whether imports of stainless steel flanges from China and India are being dumped in the U.S. market at less than fair value.
In the CVD investigations, the Commerce Department will determine whether Chinese and Indian producers of stainless steel flanges are receiving unfair government subsidies.
If the Commerce Department determines that stainless steel flanges from China and India are being dumped into the U.S. market and/or receiving unfair government subsidies, and if the U.S. International Trade Commission (ITC) determines that dumped and/or unfairly subsidized U.S. imports of stainless steel flanges from China and India are causing injury to the U.S. industry, the Commerce Department will impose duties on those imports in the amount of dumping and/or unfair subsidization found to exist.
In 2016, imports of stainless steel flanges from China and India were valued at an estimated $16.3 million and $32.1 million, respectively.
Next Steps:
During the Commerce Department’s investigations into whether stainless steel flanges are being dumped and/or unfairly subsidized, the ITC will conduct its own investigations into whether the U.S. industry and its workforce are being harmed by such imports. The ITC will make its preliminary determinations on or before October 2. If the ITC preliminarily determines that there is injury or threat of injury, then the Commerce Department investigations will continue, with a preliminary CVD determination scheduled for November 2017, and a preliminary AD determination scheduled for January 2018, unless these deadlines are extended.
If the Commerce Department preliminarily determines that dumping or unfair subsidization is occurring, then it will instruct U.S. Customs and Border Protection to start collecting cash deposits from all U.S. companies importing the subject stainless steel flanges from China and India.
Final determinations by the Commerce Department in these cases are scheduled for January 2018 for the CVD investigations, and April 2018 for the AD investigations, but those dates may be extended. If the Commerce Department finds that products are not being dumped or unfairly subsidized, or the ITC finds in its final determinations there is no harm to the U.S. industry, then the investigations will be terminated and no duties will be collected.
From January 20, 2017, through September 6, 2017, Commerce has initiated 62 antidumping and countervailing duty investigations – a 41 percent increase over the previous year. For this same period in 2016, Commerce initiated 44 AD and CVD investigations. Commerce currently maintains 407 antidumping and countervailing duty orders which provide relief to American companies and industries impacted by unfair trade.
Foreign companies that price their products in the U.S. market below the cost of production or below prices in their home markets are subject to “antidumping duties.” Companies that receive unfair subsidies from their governments, such as grants, loans, equity infusions, tax breaks and production inputs, are subject to “countervailing duties” aimed at directly countering those subsidies.
Fact sheet: http://enforcement.trade.gov/download/factsheets/factsheet-stainless-steel-flanges-ad-cvd-initiations-090617.pdf
FED. September 8, 2017. Consumer Credit, July 2017
In July, consumer credit increased at a seasonally adjusted annual rate of 6 percent. Revolving credit increased at an annual rate of 3-1/4 percent, while nonrevolving credit increased at an annual rate of 7 percent.
FULL DOCUMENT: https://www.federalreserve.gov/releases/g19/current/default.htm
ECONOMIA BRASILEIRA
PORTAL BRASIL. BACEN. 06/09/2017. ECONOMIA E EMPREGO. Queda dos juros. BC derruba Selic para 8,25% ao ano, menor taxa desde 2013. Instituição cortou os juros básicos em 1 ponto percentual. Queda é importante para impulsionar a economia
Pela oitava vez consecutiva, o Banco Central decidiu cortar os juros básicos da economia (Selic). Nesta quarta-feira (6), a autoridade monetária manteve a trajetória de cortes e reduziu a taxa de 9,25% ao ano para 8,25% ao ano, o menor nível para a Selic desde maio de 2013.
Diante da melhoria da economia brasileira e da queda da inflação, a diretoria do Banco Central, em decisão unânime, optou por manter o ritmo de cortes, de 1 ponto percentual por reunião. “O conjunto dos indicadores de atividade econômica divulgados desde a última reunião do Copom mostra sinais compatíveis com a recuperação gradual da economia brasileira”, diz o comunicado após a reunião.
Grupo que reúne os diretores do Banco Central oito vezes por ano para decidir qual será a taxa básica de juros, a Selic, o Copom é a sigla para Comitê de Política Monetária. Este ano, haverá ainda mais duras reuniões do tipo, uma em outubro e outra em dezembro.
Em comunicado divulgado após a decisão, a diretoria BC afirmou que o comportamento da inflação permanece bastante favorável. A instituição avaliou ainda, neste documento, que o cenário econômico pede uma política monetária “estimulativa”, com taxas de juros mais baixas.
Para o BC, as reformas são essenciais para a redução da taxa. “O Comitê enfatiza que o processo e reformas, como as recentes aprovações de medidas na área creditícia, e de ajustes necessários na economia brasileira contribui para a queda da sua taxa de juros estrutural”, afirmou a instituição no comunicado.
Importância da Selic
A definição da taxa Selic é importante para a economia por ser uma referência para investimentos. Os juros são considerados a menor taxa de retorno para o custo do dinheiro. Ou seja, quando um empresário decide tirar um projeto do papel, ele avalia se o lucro do projeto é maior ou menor que essa taxa básica.
BC derruba Selic para 8,25% ao ano, menor taxa desde 2013
Se a Selic for menor do que a taxa esperada de lucro do investimento, o mais provável é que esse empresário mantenha esses recursos investidos em alguma aplicação financeira, com risco menor.
Empréstimos e financiamentos
A taxa básica de juros também tem influência direta sobre o quanto um consumidor paga por empréstimos e financiamentos. Quando o BC altera o valor desta, também muda o custo dos bancos para captar recursos, dinheiro que será emprestado posteriormente aos clientes.
Se o custo do banco sobe, o empréstimo para o consumidor também pode subir. Se a taxa baixa, esse custo pode baixar. Os juros básicos ainda têm uma importância grande, porque ajudam a controlar a inflação.
O que é meta de inflação
No Brasil, para os preços não saírem de controle, foi criado um sistema de metas de inflação. Ele funciona assim: o Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão formado por ministros de Estado, define um objetivo a ser perseguido pelo Banco Central. Em 2017, a meta é uma inflação em 4,5%.
Essa meta, no entanto, permite uma margem para abrigar possíveis crises e choques de preço. Ou seja, em situações excepcionais, o IPCA pode chegar a, no máximo, 6% e a, no mínimo, 3%.
BACEN. 06/09/2017. Copom reduz a taxa Selic para 8,25% ao ano
O Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic em um ponto percentual, para 8,25% a.a., sem viés.
A atualização do cenário básico do Copom pode ser descrita com as seguintes observações:
O conjunto dos indicadores de atividade econômica divulgados desde a última reunião do Copom mostra sinais compatíveis com a recuperação gradual da economia brasileira;
O cenário externo tem se mostrado favorável, na medida em que a atividade econômica global vem se recuperando sem pressionar as condições financeiras nas economias avançadas. Isso contribui para manter o apetite ao risco em relação a economias emergentes;
O comportamento da inflação permanece bastante favorável, com diversas medidas de inflação subjacente em níveis baixos, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária;
As expectativas de inflação apuradas pela pesquisa Focus subiram para em torno de 3,4% para 2017 e mantiveram-se em torno de 4,2% para 2018, 4,25% para 2019 e 4,00% para 2020; e
No cenário com trajetórias para as taxas de juros e câmbio extraídas da pesquisa Focus, as projeções do Copom recuaram para em torno de 3,3% para 2017 e elevaram-se para aproximadamente 4,4% para 2018. Esse cenário supõe trajetória de juros que encerra 2017 em 7,25%, cai para 7,0% no início de 2018 e eleva-se para 7,5% ao final do ano.
O Comitê ressalta que seu cenário básico para a inflação envolve fatores de risco em ambas as direções. Por um lado, a combinação de (i) possíveis efeitos secundários do contínuo choque favorável nos preços de alimentos e da inflação de bens industriais em níveis correntes baixos e da (ii) possível propagação, por mecanismos inerciais, do nível baixo de inflação corrente, inclusive dos componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária, pode produzir trajetória de inflação prospectiva abaixo do esperado. Por outro lado, (iii) uma frustração das expectativas sobre a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira pode afetar prêmios de risco e elevar a trajetória da inflação no horizonte relevante para a política monetária. Esse risco se intensifica no caso de (iv) reversão do corrente cenário externo favorável para economias emergentes.
Considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, pela redução da taxa básica de juros em um ponto percentual, para 8,25% a.a., sem viés. O Comitê entende que a convergência da inflação para a meta de 4,5% no horizonte relevante para a condução da política monetária, que inclui o ano-calendário de 2018, é compatível com o processo de flexibilização monetária.
O Comitê entende que a conjuntura econômica prescreve política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural.
O Comitê enfatiza que o processo de reformas, como as recentes aprovações de medidas na área creditícia, e de ajustes necessários na economia brasileira contribui para a queda da sua taxa de juros estrutural. As estimativas dessa taxa serão continuamente reavaliadas pelo Comitê.
O Copom ressalta que as condições econômicas permitiram a manutenção do ritmo de flexibilização monetária nesta reunião. Para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, e em razão do estágio do ciclo de flexibilização, o Comitê vê, neste momento, como adequada uma redução moderada na magnitude de flexibilização monetária. Além disso, nessas mesmas condições, o Comitê antevê encerramento gradual do ciclo. Não obstante as perspectivas acima, o Copom ressalta que o processo de flexibilização continuará dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos, de possíveis reavaliações da estimativa da extensão do ciclo e das projeções e expectativas de inflação.
Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Ilan Goldfajn (Presidente), Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Viana de Carvalho, Isaac Sidney Menezes Ferreira, Luiz Edson Feltrim, Otávio Ribeiro Damaso, Reinaldo Le Grazie, Sidnei Corrêa Marques e Tiago Couto Berriel.
REPERCUSSÃO
PORTAL G1. 06/09/2017. Ciclo de corte de juros está perto do limite, dizem economistas. Especialistas também apontam que o efeito dos cortes anteriores ainda não se materializou totalmente na economia.
Por Darlan Alvarenga e Karina Trevizan, G1
O atual ciclo de corte da taxa básica de juros da economia brasileira está perto do fim. Foi o que afirmaram economistas ouvidos pelo G1 após o corte de 1 ponto percentual da Selic nesta quarta-feira (6) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), de 9,25% ao ano para 8,25%. Além disso, os especialistas apontam que os efeitos dos cortes anteriores ainda não foram totalmente sentidos na economia.
A decisão veio em linha com as expectativas do mercado. No entanto, no comunicado, o Banco Central indicou que o ritmo de cortes deve diminuir. "O Comitê vê, neste momento, como adequada uma redução moderada na magnitude de flexibilização monetária. Além disso, nessas mesmas condições, o Comitê antevê encerramento gradual do ciclo."
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Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, diz que a sinalização de um ritmo mais suave do corte de juros “é compreensível, à luz do tamanho do corte já feito” até agora. Ainda assim, a economista vê como “bastante adequado” o corte de 1 ponto percentual na reunião desta quarta.
“Há espaço para isso. A inflação está muito bem comportada, e sem riscos que a gente possa enxergar no horizonte. Justifica mesmo colocar a política monetária no campo expansionista”, avalia Latif.
Para o professor de economia do Insper, Otto Nogami, a trajetória de cortes na Selic estaria se aproximando do “limite” diante da ainda frágil recuperação da economia e incertezas em relação à aprovação das reformas, sobretudo da Previdência, e ao reequilíbrio das contas públicas.
“Realmente chegamos no patamar mínimo possível ou admissível”, afirma. “Tudo vai depender do quer vai acontecer com os preços, que tradicionalmente tendem a aumentar no 2º semestre. Então seria um quanto imprudente o Banco Central manter esse mesmo nível de redução. Dentro dessa perspectiva, talvez venha reduzir em 0,5 ou até providencialmente em 0,25”.
O mercado projeta que a Selic termine o ano a 7,25%, o que seria o menor patamar da história. Para André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos, o cenário-base precificado pelo mercado continua sendo de Selic terminando o ano ao redor de 7%. Ele destaca, entretanto, que a trajetória da inflação e a aprovação da criação da Taxa de Longo Prazo (TLP), a nova taxa de juros do BNDES, criam condições para uma queda estrutural dos juros no país, o que abre caminho para afrouxar um pouco mais a Selic. "Temos uma situação que permite juros mais baixos", afirma.
Latif também acredita que é possível que essa estimativa se confirme. “Nós acreditávamos que a taxa Selic poderia romper 8% e, desde então, a gente teve boas notícias como a aprovação da TLP, o cenário internacional benigno. A gente vem acumulando notícias que favorecem uma taxa a 7%.”
Retomada da economia
Mesmo com a diminuição do ritmo corte de juros, economistas não esperam que o início da retomada do crescimento da economia seja revertido, já que os efeitos das reduções anteriores ainda não se materializaram totalmente na economia.
“O ritmo mais acentuado de queda dos juros foi neste ano. E leva de 6 meses a 1 ano para se começar a sentir o efeito na economia real. É sentido mais rápido no mercado financeiro, mas a economia real leva mais tempo. E ainda não se sentiu um impacto profundo dessa queda de juros”, explica Pedro Coelho Afonso, chefe de operações da Gradual Investimentos.
Já Latif diz que a economia ainda dá “pequenos sinais incipientes” de recuperação. “Claro que a gente já tem alguns ‘brotos verdes’. O comércio, no primeiro trimestre, já começa a sentir alguma coisa. A taxa de juros começa a aliviar o peso da dívida de muitas pessoas, a confiança melhora para o consumidor. Esses sinais de agora são o início de uma recuperação. Ao longo do segundo semestre a gente vai ver esses sinais crescerem, e certamente a materialização desse relaxamento da taxa de juros deve vir no próximo ano.”
Inflação
O novo corte da Selic acontece em um cenário de inflação ainda em baixa. De janeiro a agosto, segundo o IBGE, a inflação oficial, medida pelo IPCA, ficou em 1,62%, bem abaixo dos 5,42% registrados em igual período do ano passado. Este foi o menor acumulado no ano para um mês de agosto desde a implantação do Plano Real (1994).
No entanto, Nogami alerta para o risco de alta de preços em meio a um cenário de menor rentabilidade da poupança e fundos de renda fixa e, portanto, de maior estímulo ao consumo.
“Na medida em que o brasileiro não ver vantagem em estar economizando, ele tende a canalizar seus recursos para o consumo e isso acaba naturalmente pressionando os preços, tendo em visto que ainda não se constata uma preocupação das empresas em aumentar a sua produção de maneira significativa”.
Paulo Skaf, presidente da Fiesp: "Mais uma vez o Banco Central cortou em apenas 1 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic, que foi para 8,25%. Com previsão de inflação de 3,31% no fim deste ano, sem dúvida há espaço para cortes mais incisivos da Selic.
A retomada da economia começa a se desenhar, mas ainda de maneira muito lenta. O Brasil tem pressa; os 13 milhões de brasileiros desempregados não podem esperar mais. Está na queda mais rápida da Selic a chave para acelerar o crescimento e a retomada do emprego."
Força Sindical: "Os trabalhadores têm pressa e pleiteiam medidas para o crescimento mais rápido da economia. Uma delas é uma redução significativa da taxa Selic, que, apesar da queda, ainda continua em patamares proibitivos, encarece o crédito para investimentos e para a produção e reduz o consumo das famílias. A consequência mais nefasta é o aumento do desemprego. (...)
O Copom (Comitê de Política Monetária) precisa deixar o conservadorismo de lado, ousar e levar os juros a patamares que facilitem a retomada do crescimento econômico. Ainda existe espaço para reduzir mais os juros. A crise econômica dos últimos anos devastou a vida dos mais pobres e produziu 13 milhões de desempregados. É preciso dar um basta nesta situação."
Associação Comercial de São Paulo (ACSP): “É uma decisão alinhada com o que o mercado esperava e que se justifica plenamente, considerando que a inflação em 12 meses, divulgada hoje, está abaixo inclusive do limite inferior da meta. Espera-se, contudo, que haja continuidade nos cortes nas duas próximas reuniões do Comitê neste ano”, diz Alencar Burti, presidente da entidade.
CNI: Sustentabilidade dos juros em patamar reduzido será garantida com aprovação da reforma da Previdência. Indústria comemora a decisão do Banco Central de reduzir a Selic em um ponto percentual, mas alerta que reformas são necessárias para retomada do equilíbrio fiscal.
O Banco Central acertou em manter a trajetória de queda da taxa básica de juros. A redução da Selic em um ponto percentual, para 8,25% ao ano, foi possível em função da baixa inflação corrente e das perspectivas favoráveis de inflação para os próximos anos. "A redução dos juros é essencial para a recuperação das condições financeiras, tanto das empresas quanto dos consumidores, e para impulsionar a retomada da economia", afirma o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.
Andrade alerta, no entanto, que para o sucesso da política monetária, ou seja, a sustentabilidade da taxa Selic em patamar reduzido, são necessários avanços concretos nas propostas, em especial a aprovação da reforma da previdência. "Esses avanços vão possibilitar a retomada do equilíbrio fiscal de forma a permitir a concretização de uma trajetória sustentável da dívida pública", afirma o presidente da CNI.
PORTAL G1. 06/09/2017. Na esteira da decisão do BC, bancos anunciam redução de juro ao consumidor. BB reduziu juro para crédito imobiliário e Bradesco, Santander e Itaú cortaram taxas do crédito pessoal, para empresas e financiamento de veículos; veja anúncios por instituição.
Minutos após o Banco Central divulgar o corte de um ponto percentual na taxa Selic, os grandes bancos do país anunciaram a redução das taxas de juros das linhas de crédito para o consumidor. A estratégia vem sendo adotada desde janeiro pelos bancos.
- Juro básico recua para 8,25% ao ano, menor nível em 4 anos
- Ciclo de cortes está perto do limite, dizem economistas
- Empresários e sindicatos pedem mais cortes
Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco disseram que vão reduzir suas taxas de juros. Veja os anúncios por instituição financeira:
Bradesco
O Bradesco informou que "vai repassar o corte de 1 ponto porcentual da taxa Selic para as principais linhas de crédito de pessoa física e pessoa jurídica".
O banco, no entanto, não detalhou quais linhas serão beneficiadas pela redução do juro.
Itaú
O Itaú Unibanco disse que vai repassar "integralmente" o corte da Selic nas suas linhas de crédito para a pessoa física.
"Esta é a sexta vez no ano que o banco reduz as suas taxas, que passam a valer a partir do dia 13 de setembro", afirmou o banco, em nota.
O Itaú não informou quais são as novas taxas. Corte:
- empréstimo pessoal
- cheque especial para pessoas físicas e empresas
- capital de giro
- financiamento para veículos
Banco do Brasil
Já o Banco do Brasil reduziu as taxas de juros das operações de crédito imobiliário. O banco lembrou que é a sexta redução de taxas no ano. Os novos valores entram em vigor na segunda-feira (11). Veja as novas taxas:
Crédito imobiliário (SFH)
- Atual: 9,74% e 10,69% ao ano
- Nova: 9,24% a 10,44% ao ano
Carteira Hipotecária
- Atual: 10,65% a 11,74% ao ano
- Nova: 10,15% a 11,49% ao ano
Santander
O Santander divulgou redução de juros para o crédito pessoal e financiamento de veículos.
“Esse movimento reafirma nosso compromisso de manter as taxas de juros em patamares competitivos e, ao mesmo tempo, acompanhar a redução da taxa básica de juros”, afirma Eduardo Jurcevic, superintendente executivo de Produtos de Crédito à Pessoa Física do Santander.
Segundo o Santander, as taxas de crédito pessoal já estão em vigor nas agências e demais canais de relacionamento. As novas taxas para financiamento de veículos começam a valer nesta quinta-feira (7).
Crédito pessoal
- Atual: a partir de 1,79% ao mês
- Nova: a partir de 1,69% ao mês
Financiamento de veículos
- Atual: não informada
- Nova: a partir de 1,12% ao mês
MF. AGÊNCIA ESTADO. 08/09/2017. Governo já vê PIB maior em 2018 e 2019
Adriana Fernandes
Depois da divulgação nos últimos dias de uma série de indicadores econômicos favoráveis, a equipe econômica começa a rever os dados de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2018 e 2019.
O Ministério da Fazenda já conta que a economia brasileira poderá entrar 2019 com um crescimento de 3,5% no primeiro ano do sucessor do presidente Michel Temer, segundo informou à Agência Estado um integrante da equipe econômica. Até então, a previsão era de uma expansão de 2,5% da economia em 2019.
Em 2018, a expectativa é a de que a atividade econômica esteja rodando a um ritmo de 3%, acima da projeção oficial de 2% que consta na proposta de Orçamento enviada semana passada ao Congresso Nacional.
A avaliação é de que os números mais favoráveis do PIB serão um fator importante a contribuir para a melhora das contas públicas, com reflexo positivo na arrecadação. Apesar dos déficits robustos previstos para 2017 e 2018 (R$ 159 bilhões), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e sua equipe avaliam que não há risco desse quadro abortar o cenário de recuperação. A queda dos juros, anunciada na quarta-feira (6) pelo Banco Central, também joga a favor do quadro fiscal.
A revisão para cima das previsões de PIB pelos analistas do mercado reforçaram o quadro mais favorável. O Bank of America Merrill Lynch dobrou, também na quarta-feira (6), a previsão de alta do PIB de 1,5% para 3% em 2018. Se espera novas revisões. Meirelles já adiantou que vai revisar a previsão de alta do PIB de 2017, que está hoje em 0,5%. Segundo ele, "os números estão muito fortes". A revisão das previsões de 2018 e 2019 poderão ser incluídas durante as negociações no Congresso da lei orçamentária.
Otimismo. Nos últimos dias, Meirelles tem procurado afastar o ceticismo com a política fiscal, que marcou os últimos meses desde a delação premiada da JBS envolvendo o presidente Michel Temer, e ganhou força com a mudança das metas fiscais de 2017 e 2018. Ele tem rebatido todas as avaliações que apontam que o Brasil vive uma situação de crise fiscal, com graves consequências para a trajetória de dívida bruta do governo.
A interlocutores, o ministro aponta os preços dos ativos e a queda do risco Brasil, medido pelos contratos de CDS, instrumento que protege os investidores do risco de calote.
O clima na equipe econômica é de um misto de otimismo com cautela. O otimismo cresceu com a aprovação no Congresso dos projetos que alteram as metas fiscais e cria a Taxa de Longo Prazo (TLP).
Privatização. O anúncio das privatizações também animou os investidores e deu combustível extra para o ambiente mais favorável. A reviravolta na delação de Joesley Batista pela Procuradoria-Geral da República (PGR) também dá fôlego, na avaliação da equipe econômica, para a retomada da agenda de reformas.
Dois indicadores foram especialmente comemorados pela área econômica, o crescimento da produção de veículos e a inflação mais baixa recuando para 2,46% em 12 meses até agosto.
"Inflação mais baixa, redução de juros e maior estabilidade da economia abriram espaço para as famílias consumirem mais", postou o ministro Meirelles na sua conta no Twitter. "Além disso, a produção de veículos cresceu 45% em agosto/2107 em relação agosto de 2016", acrescentou.
Apesar do quadro econômico menos nebuloso do que há dois meses, o que não se quer no momento é passar uma imagem de otimismo excessivo para não atrapalhar a agenda de reformas que precisa avançar, principalmente a da Previdência.
ANP. 04 de Setembro de 2017. Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural. Produção de gás natural no Brasil bate recorde
A produção de gás natural no Brasil em julho totalizou 115 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d), superando os 111,8 MMm3/d registrados em dezembro de 2016. O volume representa um aumento de 3,5% em relação ao mês anterior e de 7,3% em relação a julho de 2016.
Já a produção de petróleo totalizou 2,623 milhões de barris por dia (bbl/d), uma redução de 1,9% na comparação com o mês anterior e um aumento de 1,5% em relação ao mesmo mês em 2016. A redução em relação a junho se deve, principalmente, à parada programada da plataforma P-58, que opera na área denominada "Parque das Baleias" (áreas de desenvolvimento de Jubarte, Baleia Azul, Baleia Franca e Baleia Anã).
A produção total de petróleo e gás natural no País foi de aproximadamente 3,346 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).
Pré-sal
A produção do pré-sal em julho totalizou aproximadamente 1,613 milhão de barris de óleo equivalente por dia, uma redução de 4,3% em relação ao mês anterior. A produção, oriunda de 80 poços, foi de 1,293 milhão de barris de petróleo por dia e 51 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A produção do pré-sal correspondeu a 48,2% do total produzido no Brasil. Os poços do “pré-sal” são aqueles cuja produção é realizada no horizonte geológico denominado pré-sal, em campos localizados na área definida no inciso IV do caput do artigo 2º da Lei nº 12.351/2010.
Queima de gás
O aproveitamento de gás natural no mês alcançou 96,3%. A queima de gás em julho foi de 4,2 milhões de metros cúbicos por dia, uma redução de 6,3% se comparada ao mês anterior e de 3,5% em relação ao mesmo mês em 2016.
Campos produtores
O campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás natural. Produziu, em média, 789 mil bbl/d de petróleo e 34,2 milhões de m3/d de gás natural.
Os campos marítimos produziram 95,2% do petróleo e 77,6% do gás natural. A produção ocorreu em 8.234 poços, sendo 751 marítimos e 7.483 terrestres. Os campos operados pela Petrobras produziram 93,3% do petróleo e gás natural. Estreito, na Bacia Potiguar, teve o maior número de poços produtores: 1.090. Marlim, na Bacia de Campos, foi o campo marítimo com maior número de poços produtores: 61.
A FPSO Cidade de Mangaratiba, localizada no campo de Lula, produziu, por meio de 6 poços a ela interligados, 188,5 mil boe/d e foi a UEP (Unidade Estacionária de Produção) com maior produção.
Outras informações
Em julho de 2017, 304 concessões, operadas por 25 empresas, foram responsáveis pela produção nacional. Destas, 79 são concessões marítimas e 225 terrestres. Vale ressaltar que, do total das concessões produtoras, duas encontram-se em atividade exploratória e produzindo através de Teste de Longa Duração (TLD), e outras sete são relativas a contratos de áreas contendo acumulações marginais.
O grau API médio foi de 26,7, sendo 36,1% da produção considerada óleo leve (>=31°API), 47,2% óleo médio (>=22 API e <31 16="" api="" e="" leo="" p="" pesado="">
As bacias maduras terrestres (campos/testes de longa duração das bacias do Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas) produziram 128,8 mil boe/d, sendo 104,6 mil bbl/d de petróleo e 3,8 milhões de m3/d de gás natural. Desse total, 123,6 mil barris de óleo equivalente por dia foram produzidos pela Petrobras e 5,2 mil boe/d por concessões não operadas pela Petrobras, sendo 327 boe/d em Alagoas, 2.476 boe/d na Bahia, 74 boe/d no Espírito Santo, 2.121 boe/d no Rio Grande do Norte e 206 boe/d em Sergipe.
Boletim: http://www.anp.gov.br/wwwanp/publicacoes/boletins-anp/2395-boletim-mensal-da-producao-de-petroleo-e-gas-natural
MAPA. REUTERS. 8 DE SETEMBRO DE 2017. Governo lança plano para promover imagem do agronegócio brasileiro
SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal instituiu um plano para promover o agronegócio brasileiro e agregar valor aos produtos agropecuários do país, segundo portaria do Ministério da Agricultura no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
O plano, chamado “O Melhor do Agro Brasileiro”, deverá enfatizar “a qualidade, a inocuidade e a sustentabilidade dos produtos agropecuários brasileiros” e a “promoção da produção agropecuária nacional nos mercados externos”.
O movimento surge meses após a Polícia Federal deflagrar em maio a Operação Carne Fraca, que investigou empresas do setor pelo pagamento de propinas a profissionais encarregados da fiscalização dos produtos, o que levou diversos países a suspender importações de carne brasileira à época.
O Brasil já conseguiu reverter a maior parte das suspensões às compras de seus produtos de carne, mas o Ministério da Agricultura tem prometido mudanças após o escândalo, com revisões na fiscalização e nos sistemas de controle de qualidade.
De acordo com o ministério, as ações do plano incluirão organização das informações disponíveis sobre temas que impactam a consolidação da imagem do agronegócio brasileiro, a divulgação da qualidade dos produtos e criação de ações integradas de comunicação entre atores governamentais para consolidar a imagem do setor.
Por Luciano Costa
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